Ouça este conteúdo
Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”, a Prefeitura de Cruz Alta e o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência – CMPD realizarão a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Será no dia 08 de dezembro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Mariz e Barros, 302.
A programação tem como objetivo debater os principais desafios e decidir prioridades para as políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência residentes no município. Confira a programação completa:
- 08h30: Credenciamento;
- 09h: Momento Artístico com Emily Gabriele Fogaça Bassan;
- 09h20: Abertura Oficial, com a formação da mesa das autoridades;
- 10h: Leitura do Regimento Interno;
- 10h30: O Vereador Dr. Paulo Viecili fará a explanação dos eixos temáticos:
I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência;
II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas;
III – Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência;
IV – Direito e acessibilidade;
V – Desafios para comunicação universal.
- 12h: Intervalo para almoço;
- 13h30: Acolhida com o Coordenador de Acessibilidade, Cleber Lorenzoni;
- 14h: Grupos Temáticos;
- 15h: Apresentação de propostas e moções;
- 16h: Eleição dos delegados;
- 17h: Encerramento.
O Coordenador de Acessibilidade, Cleber Lorenzoni, destaca a importância de debater as políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência.
“É um momento ímpar em que nos reuniremos para falar sobre igualdade, explorando as possibilidades da tecnologia, do desenvolvimento e da educação. São diversos setores que ainda necessitam de transformação e adaptação, uma vez que há uma parcela significativa da população que possui alguma deficiência e necessita de oportunidades igualitárias”, diz.
As inscrições podem ser feitas através do site da prefeitura (https://cruzalta.atende.net/cidadao/pagina/acessibilidade) na aba “acessibilidade”. A ficha de inscrição preenchida pode ser enviada pelo e-mail: [email protected].
“Para nós, que somos Pessoas com Deficiência (PcD), isso nos valoriza ainda mais e demonstra que apenas por meio de conferências como esta alcançamos nossos objetivos”, comenta o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência – CMPD, Paulo Bastos.
A atividade é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, prevista para ocorrer na segunda quinzena de março de 2024.
Adicione Comentário