Ouça este conteúdo
Final de ano chegando e agora começamos a nos preparar para embelezar a casa para 2024. O que você acha de optar por revestimentos? Sim, eles estão em alta e, além de ajudarem a proteger e impermeabilizar as superfícies, são um grande diferencial da parte estética e decorativa de um ambiente.
A arquitetura tem aproveitado a diversidade de materiais, formatos, cores e dimensões de revestimentos disponíveis no mercado para atribuir ousadia e criatividade em nossas criações. No entanto, a escolha do modelo de revestimento está diretamente ligada à função do local, às atividades que serão realizadas nele e proporcionar conforto, segurança e praticidade.
Algumas opções são:
Cerâmicas
As cerâmicas são um dos tipos de revestimentos mais comuns e usadas, podendo ser aplicadas em paredes e pisos. Suas principais características são facilidade de limpeza, manutenção e versatilidade de uso, já que existem versões para áreas internas e externas. Com ares mais retrô, formatos diferenciados ou até mesmo imitando outras texturas – essa opção possui um valor de compra muito atrativo.
Porcelanato
O porcelanato é uma placa cerâmica fabricada com materiais nobres e de alta tecnologia de prensagem em elevadas temperaturas. Este processo de fabricação confere alta resistência, homogeneidade, coloração uniforme e baixa porosidade, ou seja, pouca absorção à água.
É conhecido como um dos tipos de revestimentos mais sofisticados e fáceis de limpar. Encontramos várias opções dele no mercado, entre elas: polido, acetinado, esmaltado e natural. Seu uso pode ser em ambientes internos, externos, pisos e paredes.
Pedra Natural
As pedras naturais são um tipo de revestimento que confere um ar aconchegante e elegante ao ambiente. Afinal, são extraídas da natureza e trazem consigo uma energia única.
A variedade de tamanhos, formatos e cores é imensa e as possibilidades de aplicação também, já que elas podem ser usadas em paredes, pisos e bancadas de espaços internos e externos. Contudo, é preciso ter cuidado na hora de usá-las em áreas úmidas e evitar a utilização de pedras mais porosas.
Para escolher o modelo certo é essencial pensar onde a pedra será usada e conhecer suas características básicas. No geral, são muito duráveis, resistentes e, hoje, são a sensação do momento.
Laminado
O laminado tem feito cada vez mais sucesso pelo fato de imitar a madeira, proporcionando um toque especial para o projeto. Deixa o ambiente aconchegante e muito bonito, sendo resistente a riscos, com limpeza simples e prática, já que não exige o uso de água. É perfeito para espaços secos e com circulação moderada.
Vinílico
O vinílico é um dos revestimentos que proporciona mais aconchego, conforto e beleza ao ambiente. É feito com PVC e seu formato varia entre placas, mantas ou réguas. Seus diferenciais são a facilidade de limpeza, feita com pano úmido, e a resistência, já que ele aceita umidade moderada. Também contribui para o isolamento acústico e conforto térmico e pode ser utilizado em teto.
Revestimento 3D
Com relevos e texturas encontrados em diferentes formatos, cores e dimensões, ele é versátil e apresenta inúmeras possibilidades de uso, desde aplicações pontuais até grandes painéis, a fim de criar um efeito decorativo ou um destaque. Por seu desenho diferenciado e personalizado, muitas vezes assumem o protagonismo nos ambientes.
O dinamismo dos desenhos também proporciona o efeito de movimento ao espaço e suaviza as emendas entre as peças, criando um plano único.
MDF
Os padrões de MDF que imitam pedra são uma tendência cada vez mais popular em projetos de interiores. Este tipo de revestimento oferece muitas vantagens em comparação com o uso de materiais naturais, como granito, mármore e pedra.
A primeira vantagem é o preço em comparação com materiais naturais, são muito mais acessíveis e, por isso, são uma opção viável para muitos projetos de interiores. O MDF é muito mais leve e fácil de trabalhar, pode ser moldado e cortado para atender a qualquer tamanho ou formato, se tronando uma opção flexível para qualquer projeto, podendo ser instalado com mais rapidez e eficiência do que materiais naturais.
Lembrando que não é um material para ser utilizado em pisos.
Tenha em mãos um bom projeto, mão de obra especializada e se delicie em escolher o que você mais gosta, sem medo de errar.
Juliana Felippin
Arquiteta | CAU A 45908-9
(55) 9 9145 4045
@juliana_felippin_arquitetura
Adicione Comentário