Ouça este conteúdo
A gestão de Recursos Humanos (RH) nas organizações, no contexto atual, destaca-se como papel fundamental desse setor: a atração, retenção e desenvolvimento de talentos através da inovação de plataformas digitais como estratégia.
A retenção de talentos da Geração Z tem sido um desafio importante para as empresas modernas. Lembrando que a Geração Z é composta por pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e meados dos anos 2010, e conhecida por valorizar a inclusão, a equidade e a diversidade no local de trabalho.
Para reter talentos desta geração, as empresas precisam adotar uma abordagem proativa e estratégica em relação ao contexto como um todo e à diversidade. A alta rotatividade nas gerações X, Y e principalmente Z pode ter um impacto significativo nos processos de RH das organizações. Cada uma dessas gerações tem características e expectativas diferentes em relação ao trabalho, o que pode tornar desafiador.
Plataformas digitais serão suas aliadas
A inovação através de plataformas digitais oferece soluções para enfrentar o desafio da alta rotatividade, como: recrutamento e seleção mais eficazes, treinamento e desenvolvimento personalizado, comunicação interna e engajamento, pesquisas de feedback e avaliações de desempenho, análise de dados e previsão de rotatividade, flexibilidade no trabalho, benefícios e recompensas personalizados e desenvolvimento de carreira contínuo.
Os gestores precisam ter um mindset inovador e compreenderem que necessitam, com os cuidados devidos e preventivos, se apropriarem da cultura da tecnologia, o que possível por meio destas plataformas. Elas ajudam as organizações a atrair, desenvolver e reter talentos de maneira mais eficiente, adaptando-se às necessidades e expectativas em constante evolução dos funcionários.
Gestão de custos
Em diversos setores, deparamo-nos com gestores que adotam uma postura conservadora, mantendo-se alheios à dinâmica exponencial do mundo atual. Esta abordagem, lamentavelmente, representa um sério equívoco, pois pode resultar na obsolescência futura da empresa em questão.
Para verificar essa afirmação, é crucial calcular o custo associado à gestão, especialmente em relação a um ponto crítico que atualmente afeta as empresas: a alta rotatividade de seus colaboradores. Ao negligenciar a eficiência na gestão, esse custo pode se tornar substancial e ter um impacto significativo nas operações e nos resultados de uma organização.
Esses custos indiretos podem ser referentes a recrutamento e seleção, treinamento, integração, produtividade perdida, erro e retrabalho, clima organizacional, interrupção da liderança, substituição de gestores e custo do tempo do gestor ou líder do setor, afetando negativamente a lucratividade e a estabilidade de uma organização.
Uma gestão eficaz, que promova a retenção de talentos e a satisfação dos funcionários, é fundamental para reduzir esses custos e melhorar o desempenho da empresa.
Por isso, a Pensée, há mais de 20 anos ouvindo as organizações, traz a solução de uma plataforma digital inteligente pronta, oferecendo diagnóstico, monitoria, coaching, desenvolvendo pessoas e gestão com uma equipe em rede de excelência para apoiar a gestão de cada organização em suas especificidades e singularidades.
A partir da plataforma redepensee.com.br oferecemos o melhor serviço e espaço em um grande condomínio com a proteção de dados necessários, numa espécie de locação de um apartamento para sua empresa viver e cuidar de seus colaboradores e fortalecendo os seus resultados.
Faça contato conosco, estamos aqui para cuidar de você e de sua organização.
Carla Binsfeld
Psicanalista, Neuropsicóloga e Psicóloga do Trabalho
Clínica Penseé
(55) 91424611
Rua Barão do Rio Branco 1280 – Sala 205, Cruz Alta/RS
Adicione Comentário