fbpx
Odonto

5 mitos e 4 verdades sobre implantes dentários

Implantes dentários para voltar a sorrir

Você já ficou sem algum dente? A perda dos dentes é um processo extremamente comum, principalmente em idades avançadas. Essa condição afeta a vida do paciente em inúmeros aspectos, causa problemas na mastigação, digestão e dicção. Porém, quando acomete regiões estéticas, os impactos podem ser ainda maiores, os pacientes desenvolvem problemas psicológicos como a falta da auto estima, vergonha de sorrir e dificuldade de se relacionar tanto afetivamente quanto nas relações de trabalho.

Para resolver esse problema, o implante dentário é, sem dúvidas, um ótimo melhor método. Mesmo assim, este tratamento gera algumas dúvidas por isso há muitos mitos a respeito do assunto no imaginário popular. Continue aqui, o dentista Gabriel Notari, especialista em implantes dentários da Oral Sin, vai desmistificar os mitos e verdades sobre o assunto.

RV: Quais as causas da perda dos dentes e o que é um implante dentário?

Gabriel: A principal causa da perda de dentes é a doença periodontal. Essa condição causa inflamação das estruturas de proteção e inserção dos dentes. Nesses casos, os dentes podem “amolecer” e por isso precisam ser extraídos. A doença pode ser causada por condições genéticas, hábitos de higiene indevidos, cigarro ou ainda ser relacionada a alguma outra doença sistêmica como a diabetes (é muito comum existir mais de uma causa).

RV: Qual a diferença entre implante dentário, ponte e dentadura? 

Gabriel: Ponte e dentadura são próteses removíveis que apresentam algumas limitações como estética e estabilidade (a prótese pode ficar caindo). Por isso, o ideal é repor os dentes perdidos através do tratamento com implantes dentários, já que são dentes fixos que trazem conforto e segurança ao paciente na hora de falar, sorrir e se alimentar.

Vamos aos mitos e verdades.

O procedimento leva dias. MITO

Demora de 40min a 1h e 30min. A recuperação pós-cirúrgica leva em torno de 48h de cuidados em casa e é muito tranquila para o paciente.

A saúde das gengivas afeta o procedimento. VERDADE

Uma saúde gengival adequada é fundamental para o sucesso do tratamento com implantes dentários. Na Oral Sin é feita uma avaliação criteriosa antes dos procedimentos, o que garante maior segurança do paciente.

Os implantes são feitos com dentes de verdade. MITO

Os implantes dentários são pinos de titânio intraósseos de alta tecnologia que simulam as raízes dos dentes. Sobre eles são colocadas as coroas dentárias (dentes de porcelana) ou o protocolo dentário (prótese fixa que devolve todos os dentes).

O implante não precisa de escovação. MITO

Os dentes com implantes dentários precisam ser higienizados tal qual os naturais.

Jovens também podem precisar de implantes. Verdade.

Toda a pessoa que perde um dente necessita da reposição dele, inclusive os jovens. Todavia, é necessário esperar até os 18 anos porque a estrutura óssea deve estar em completo desenvolvimento.

É possível continuar fumando depois do implante. MITO

Não é aconselhável, o cigarro é um fator de risco para a perda dos dentes e dos implantes.

O organismo pode rejeitar um implante. MITO

O implante dentário é feito de titânio 100% biocompatível. Contudo, problemas de higiene, hábitos nocivos como cigarro ou problemas como diabetes descompensada podem causar danos e perdas do implante. Por esse motivo, sempre é necessário o acompanhamento profissional. Precisamos pensar nos implantes como se fossem dentes naturais.

A alimentação segue normal depois do implante. Verdade.

Os cuidados devem ser redobrados nos primeiros dias, após esse período o paciente pode se alimentar como se tivesse os dentes naturais.

Posso fazer o implante de todos os dentes. Verdade.

Em caso de perda de todos os dentes o tratamento mais indicado é o protocolo dentário. Uma prótese apoiada em alguns implantes (4 a 6) onde conseguimos devolver toda a mastigação e sorriso do paciente. Dessa forma, não é necessário colocar um dente por vez.

Ainda tem alguma dúvida sobre os implantes?
Todas elas podem ser esclarecidas clicando aqui: