Conhecida popularmente como cobreiro ou zona, a herpes-zóster é uma doença infecciosa, causada pelo mesmo vírus da catapora. Provoca bolhas vermelhas cutâneas, normalmente na região da barriga. Mas também pode acometer as orelhas e olhos.
Em grande parte dos casos essa infecção se manifesta em pessoas que já tiveram contato com o vírus da catapora. Isso porque o vírus da catapora pode ficar alojado nos nervos do corpo por toda a vida, e quando o sistema imunológico enfraquece, ele pode se reativar de forma mais localizada.
Segundo o médico dermatologista Jerson Thadeu Gottfried em entrevista para a Revista Vitale, tal quadro clínico normalmente não apresenta-se no primeiro contato com o vírus, já que a principal forma de manifestação da doença é a catapora. Por isso os idosos são tão acometidos pela Herpes-zóster, já na segunda aparição do vírus, quando o indivíduo tem a imunidade enfraquecida. Mas não é raro o aparecimento em jovens.
Tratamento e sintomas:
Medicamentos antivirais são o tratamento recomendado para herpes-zóster. E os sintomas são normalmente os seguintes:
– Bolhas e vermelhidão em apenas um lado corpo formando um caminho de bolhas e feridas pelo tórax, costas ou barriga;
– Coceira no local afetado;
– Dor, formigamento ou queimação na região afetada;
-Febre baixa.
Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças dermatológicas, como o impetigo, a dermatite de contato, a dermatite herpetiforme e com a herpes simples. Dito isso, é essencial a consulta de um profissional para o diagnóstico e tratamento adequado.
O que o estresse tem a ver com a herpes-zóster?
Segundo Jerson, o estresse tornou-se um fator importante para o enfraquecimento do sistema imunológico. Logo, como o vírus pode ficar hospedado no corpo por anos, a baixa imunidade pode ativar o vírus novamente.
Como evitar?
Por fim, o vírus da catapora pode ser facilmente prevenido através da vacinação, portanto, o imunizante deve ser tomado imprescindivelmente por todo cidadão brasileiro em um posto de saúde. É gratuito e eficaz!
Adicione Comentário