fbpx
Vitale

Norovírus: tudo sobre o causador de viroses em 25 cidades gaúchas

Norovírus, siga lendo para saber sobre:

Corsan aumenta nível de cloro na água para prevenir surto de diarreia no Rio Grande do Sul

A Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan que abastece 317 cidades, decidiu aumentar em 80% o nível de cloro na água dos gaúchos no intuito de prevenir o aumento de uma doença diarreica grave denominada norovírus.

Em 7 de outubro, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu um alerta para o aumento expressivo de casos desde o final de agosto. Segundo dados mais de 2 mil pessoas já foram afetadas em 25 cidades gaúchas.

Mais sobre o norovírus

Eis  responsável pela transmissão da doença, entra no organismo principalmente através da ingestão de água contaminada, mas vale ressaltar que o problema não costuma se originar da água tratada. O principal problema, segundo autoridades, está relacionado com os reservatórios domésticos que armazenam água natural e, por isso, devem ser limpos regularmente, mantendo os recipientes tampados para evitar qualquer contaminação.

Os sintomas mais recorrentes são diarreia, dor abdominal ao evacuar, náusea, vômito e febre.

Outras formas de contágio

Como a ingestão de água não é a única forma de o vírus se propagar a contaminação pode surgir pelo contato entre as pessoas ou em superfícies. O cuidado deve ser ainda maior para quem trabalha com manipulação e produção de alimentos. Lavar as mãos é cada vez mais fundamental.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos!