fbpx
Mundo Pet Vitale

Empresas pet friendly: quais são os benefícios e cuidados?

Você já se perguntou como é a vida do seu pet quando você não está em casa? Essa é uma preocupação da maioria dos “pais” de animais. Mas imagina se isso não fosse mais um problema e você pudesse levar o seu bichinho pra todos os lugares, inclusive no trabalho. Acredite, essa já é uma realidade em muitas empresas ao redor do mundo, o sistema pet friendly ganhou muito espaço nos últimos anos. Por isso, nos juntamos com a especialista em estética animal Francieli Bullé para abordar as vantagens, desvantagens e cuidados na implementação dessa permissão no ambiente de trabalho.

Quais são os benefícios para a equipe?

Francieli afirma que a implementação do sistema pode ser um motivador importante para os colaboradores:

“Temos vários estudos que falam sobre os benéficos dos animais em ambientes de trabalho, visto que eles exercem um poder calmante, reduzem a pressão arterial e diminuem o stress. Através disso, os funcionários tendem a ser mais cordiais e receptivos, percebe-se também a melhora do humor da equipe.”

Sempre tem um “mas”

Segundo a entrevistada: “Devemos atentar, entretanto, para os contras que podem surgir. Cada animal tem sua personalidade e situações que, a ele, são desagradáveis. Nesse contexto, o tutor deve ter muita sensibilidade com seu pet, pois algo que pode não causar stress para determinado animal ( pessoas, ambiente movimentado, ruídos) para outros, pode ser o motivo de um surto. Logo, antes de tomar a decisão de levar o seu amigo para o trabalho, deve-se levar em consideração o  temperamento do pet como ele socializa com outras pessoas e animais, se tem o hábito de demarcar território. Alguns testes são fundamentais para saber se este sistema tranquiliza ou gera mais stress para o pet e para os funcionários”.

“Outro fator muito importante refere-se à estrutura do local, que deve ser ampla e arejada, oferecendo suporte para que este animal possa transitar e se sentir incluído.”

“Além disso, não vejo como uma possibilidade viável para os gatos, pois eles são apegados à sua rotina e casa, são animais independentes e creio que essa alteração de rotina não traria benefícios. De qualquer forma, testes são bem vindos.”

Cuidados essenciais para a implementação do sistema pet friendly nas empresas

Por fim, Fran ressalta três fatores importantes para se observar:

  • Se o tutor se ausentar quem ou como ficará o pet na empresa?
  • Como será feita a organização caso o tutor necessite atender alguém que por ventura não se sinta confortável com a presença do animal?
  • Como será administrado os horários de alimentação, passeio e higiene do pet?

Gostou do conteúdo e quer que seu animalzinho seja bem tratado? Clique aqui para marcar um banho e tosa para o seu amigo no pet da Fran.

Franceli Bullé Limberger | @petdafran

Rua tapera, 41 | Cruz Alta RS

(55) 3324 1188 | (55) 99212 6672