A Vigilância Epidemiológica de Cruz Alta divulgou no final da tarde desta sexta-feira, 24 uma nota a respeito da confirmação do primeiro caso de Covid-19 na cidade. A nota explica que o paciente se trata de um homem de 56 anos que no momento está assintomático, curado e já não tem mais possibilidade de transmitir o vírus.
Confira as notas lançadas pela hoje pela Vigilância Epidemiológica nesta sexta (24):
>> Leia também:vacina contra a covid-19 já está em fase de testes
Relembre o primeiro caso confirmado no Brasil
Foi na quarta-feira de cinzas, quando o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso POSITIVO de coronavírus no Brasil e em toda a América Latina.
Trata-se de um homem de 61 anos que veio da Itália e agora está em quarentena em sua casa. Nesse processo cerca de 30 familiares dele estão em observação e mais 16 passageiros do mesmo voo serão postos em observação nas próximas horas já que podem ter pego conexões e ido para outros destinos.
ORIGEM DO VÍRUS
O Ministério da Saúde aponta que os primeiros coronavírus surgiram em 1960. E a variação que está infectando na China e em outros 12 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não se sabe como houve a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.
SINTOMAS
Geralmente são febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar.
Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.
É UM VÍRUS QUE VEM PRA FICAR OU VAI SUMIR?
Não se sabe. Alguns vírus, como o da catapora, não voltam a causar a doença novamente após uma primeira infecção. No caso do vírus da zika, por exemplo, o corpo responde e a mesma pessoa não passa a ser afetada novamente, o que gera uma redução natural no número de casos.
COMO SE PREVINE?
- Cobrindo a boca e nariz ao tossir e/ou espirra
- Usando lenço descartável para higiene nasal
- Não toque muito nas mucosas de olhos, nariz e boca
- Mantenha o ambiente ventilad
- Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão
- Se viajar para os locais com circulação do vírus evite contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos)
Adicione Comentário