Quando o assunto é saúde, a prevenção é sempre o melhor remédio e com a saúde bucal não é diferente. Por isso, uma forma de precaução é fazer o check-up odontológico preventivo. O procedimento identifica possíveis problemas e o paciente pode iniciar o tratamento precoce.
Com o avanço da tecnologia agora o procedimento é digital e realizado através da captação de imagens por uma câmera de alta definição que amplia em até 60 vezes a visualização de qualquer problema, por menor que seja.
A dentista Rose Helena Burgon explica que na consulta há análise minuciosa da imagem dos dentes. “Além dos dentes, é possível analisar lábios, gengivas ou outras imperfeições, como por exemplo, tártaros, inflamações gengivais, defeitos ou infiltrações em restaurações antigas e até mesmo lesões de tecidos moles em língua e bochecha, como o câncer bucal.”, explica.
Com essa técnica o dentista faz micro intervenção sem causar dor nem estresse ao paciente. Uma das vantagens em realizar o check-up é evitar o sofrimento decorrente de tratamentos odontológicos demorados e invasivos, além do custo menor.
De acordo com a especialista, as avaliações podem ser anuais ou semestrais, dependendo do caso. “Para os pacientes que possuem inúmeras restaurações, histórico de lesões de cáries ou doenças da gengiva e são considerados de riscos, indicamos a revisão semestral. Já para aqueles que praticamente não possuem restaurações e têm gengivas saudáveis, além de não fumarem, as revisões podem ser mais espaçadas, uma vez por ano” esclarece.
O check-up bucal é indicado para pessoas de qualquer idade. As crianças são mais beneficiadas porque ao realizarem o exame logo na dentição dificilmente terão que passarão por procedimentos como restaurações, próteses e implantes entre. Portanto, o check-up digital preventivo visa garantir a saúde bucal utilizando a mais moderna tecnologia para identificação de doenças bucais ainda em fase inicial, evitando assim problemas mais complexos, dolorosos e onerosos para o paciente.
Adicione Comentário