fbpx
Medicina Ponto G Vitale

1ª vez na ginecologista e agora?

Para começar - relaxe! Não é nada constrangedor, apenas um bate papo informal e indispensável para a sua saúde!

Antes de qualquer coisa: não adie a ida ao ginecologista!

Alguns pais preferem adiar a ida das filhas ao ginecologista por acreditarem que estariam acelerando o início da vida sexual das adolescentes. Pelo contrário, a consulta serve para informá-las. E quanto mais informações tiverem mais estarão preparadas para enfrentar a transição entre a infância e a fase adulta. Postergar essa consulta pode implicar em problemas por tratamento tardio ou exposição da menina em situações de risco em função da falta de apoio ou conhecimento. Fique atento e marque a consulta no início ou até mesmo antes da puberdade ou primeira menstruação.

Se você é a própria adolescente que agora lê este conteúdo e logo virá ao meu consultório, fique calma, além de muito bem-vinda essa experiência será rica em informações, bate papo e claro, indolor. Aproveite e traga anotadas todas as dúvidas que tem, venha com sua mãe, ou se preferir sem ela, como ambas preferirem!

Feito este apelo ainda vale lembrar que é normal, porém nada necessário que você se sinta envergonhada. Confira as dúvidas mais comuns sobre o assunto e as repostas para cada uma delas, lá vai:

Perderei a virgindade com os exames ginecológicos?

Não! Se a paciente ainda não iniciou a vida sexual nenhum exame invasivo será realizado, no máximo uma inspeção externa caso seja necessário.

Sintomas de alerta para uma consulta imediata

– Dor aguda na região pélvica ou dores menstruais fortes

– Períodos irregulares após 2 anos de menstruação

– Dor, inchaço ou ardor na região vaginal

– Sangue na urina

– Possibilidade de gravidez 

– Sinais de possível doença sexualmente transmissível (prurido, ardor, corrimento, verrugas genitais)

Posso ir ao ginecologista menstruada?

Poder você pode, porém não será possível realizar os exames. Por isso, caso esteja menstruada re-agende a sua consulta.

Por que preciso fazer ecografias se não estou grávida?

Enganou-se caso tenha pensado que só as gestantes fazem ecografia. Esse exame permite ver os órgãos pélvicos internos o que é útil para descartar a possibilidade de patologias nos ovários, malformações do útero ou outros problemas.

PAMELA MACHADO KRAMMER

GINECOLOGISTA E OBSTETRA

CRM 34965