Dor e desconforto nos dentes? Talvez você esteja com a temida sensibilidade dentária. Não sabe por qual razão isso ocorre? A dentista Luiza Borghetti explica tudo isso e muito mais:
Para começar é preciso ter em mente que o termo sensibilidade dentária é conhecido, porém muitos pacientes vêm com dúvidas sobre o que é e o que pode causar.
Os nossos dentes tem três camadas: o esmalte, a dentina e a polpa. O esmalte é a camada externa de proteção dos dentes, composto em quase sua totalidade por minerais, sendo ele o tecido mais duro e mineralizado do corpo humano. Ele protege a dentina que vem abaixo dele, sendo este um tecido mais sensível e poroso, que responde a estímulos térmicos, químicos e táteis. Essa camada envolve e protege o nervo do dente. Por ser poroso, apresenta alguns túbulos, como se fossem vários canais ao longo dessa dentina, os quais tem contato com a polpa, a última camada, rica em nervos e vasos sanguíneos.
Entendeu? Agora seguimos:
Quando acontece alguma coisa que afeta a camada externa (o esmalte dentário) e ele quebra, cria trincas, lesões de cárie ou se desgasta a ponto de expor a dentina, a sensibilidade ocorre.
O que causa a sensibilidade dentária
A presença de hábitos deletérios, como: má higiene, escovar os dentes com muita força, apertamento dentário, bruxismo, roer unhas, consumo de grande quantidade de alimentos ácidos, doces, entre outros.
Esses fatores normalmente fazem o esmalte se desmineralizar, desgastar ou trincar, fazendo com que a dentina fique exposta e através dos estímulos externos causem uma hipersensibilidade ao encostar nesse tecido. Depois que se perde a camada externa do dente, é muito difícil repor ela, normalmente sendo necessário restaurar o elemento dentário. Ao restaurar, protege a dentina exposta, eliminando totalmente ou parcialmente a sensibilidade.
Como prevenir a sensibilidade dentária
Bom, a prevenção é sempre o melhor remédio. Observo que além da cárie, o que mais causa sensibilidade é o hábito de escovar os dentes com força excessiva. Muitos acreditam que ao escovar os dentes com força, ou com a escova dura, estão limpando mais, mas na verdade estão danificando e desgastando o esmalte e a gengiva. A gengiva quando é danificada e perdida não volta mais e quando ela retrai, expõe a raiz do dente, causando também a hipersensibilidade.
Para prevenir isso, então, primeiramente não se deve escovar os dentes com muita força, utilizar sempre escova dental com cerdas macias ou extra-macias, independente da marca, escovar os dentes pelo menos 3x ao dia, com pasta dental que contenha flúor, utilizar o fio dental pelo menos 1x ao dia, e nunca utilizar “palito de dente”, que este, por sua vez, também pode danificar o esmalte e causar hipersensibilidade.
>>Descubra aqui, açúcar demerara é ou não é saudável
Tratamento para sensibilidade dentária
Quando o problema já está instalado, provavelmente será necessário intervenções ou procedimento realizado pelo dentista. Não se deve tentar diagnosticar sozinho, pois ele pode ser sinal de algo mais sério. Há um grande número de tratamentos disponíveis, mas somente um cirurgião dentista conseguirá orientar e diagnosticar da maneira correta.
Confie no seu dentista, sabemos o que é o melhor para sua saúde bucal!
Adicione Comentário