QUESTÃO DE ATITUDE MENTAL:
Entenda por que não se deve elogiar a inteligência das crianças
Seu filho foge dos desafios? Está acomodado e parece não se importar com o desempenho nas atividades escolares? Sim, esses são comportamentos muito relatados pelos pais, especialmente nos dias de hoje e, certamente, as famílias percebem o perigo eminente enquanto anseiam por respostas para que suas crianças reajam.
Crianças que apresentam atitude mental fixa encaram as adversidades de uma forma particular e nada proveitosa para o seu processo de aprendizado. Mas o que é atitude mental fixa, ou também chamado de mindset fixo, tão bem descrito por Carol Dweck? Uma criança que está com essa postura, ela culpa suas capacidades quando não consegue o resultado almejado. Declarações do tipo “sou muito burro mesmo” ou “sou ruim em matemática” ou ainda “não adianta, eu não consigo ler, não tenho capacidade”, aparecem quando elas não têm sucesso em algo e em seguida desistem. Bem como é comum que transfiram este sentimento culpando alguém por seus resultados, como o professor, os pais, o irmão ou a escola.
E AQUI ESTÁ O PERIGO: a criança ou adolescente com este comportamento busca incansavelmente maneiras para se proteger, ao invés de buscá-las para aprender! Sendo assim, eles NÃO SE ESFORÇAM nas questões escolares. E o pior: grande parte acredita mesmo que o esforço é sinal de inferioridade e vulnerabilidade.
Desta forma, percebemos esta crença quando as nossas crianças aparecem admirando o colega que foi bem na prova e “não estudou nada”. Na maioria das vezes, pode não ter estudado especificamente para a avaliação, mas fez as tarefas de casa com dedicação, prestou atenção na aula do professor, pesquisou, foi um pouco além e aprendeu. Esse esforço por trás da nota alta, muitas vezes, não é mencionado porque a percepção de valor do esforço é distorcida pela sociedade.
>> Seu filho está preparado para o ano letivo 2021?
Muitas crianças acreditam que as capacidades apenas podem ser reveladas, não desenvolvidas. E aí está o nosso papel como adultos: desfazer esta crença limitante. Afinal, você vê mesmo mérito em uma nota alta que foi alcançada sem esforço algum? Não houve aprendizado, neste caso, a criança não foi desafiada em nenhum momento nesse processo e novas conexões não se formaram. E como agravante, a síndrome do menor-esforço ainda pode se tornar um hábito.
Devemos valorizar o ESFORÇO da criança
Sabe por quê? Porque todos nós temos controle sobre o esforço. E quando as crianças percebem que o esforço é o seu maior impulso para chegar a algum lugar, seja ele qual for, sua atitude mental passa a ser de crescimento, então ela passa a encarar os desafios com uma postura completamente favorável ao seu aprendizado e desempenho cognitivo.
Quando nós, professores ou pais, elogiamos a inteligência da criança, estamos elogiando algo imutável, ou seja, na cabecinha deles se é inteligente ou não. E à medida que os desafios vão aparecendo, elas tenderão “fugir” para continuar fazendo apenas coisas em que já são boas para assim não correrem o risco de desapontar àqueles que as consideram inteligentes.
Pense sobre isso cada vez que você for valorizar a inteligência de alguém e, ao invés disso, valorize o esforço. Uma vitória com esforço, você sabe, tem o sabor indescritível que mais ninguém poderá apreciar, a menos que se esforce para algo!
A intervenção do Saberes Apoio Educacional vai além de atividades e experiências de aprendizado cognitivo. A criança passa a sentir o gosto pelo desafio, começa a lançar-se em um mar de descobertas e assim, além de novas conexões e aprendizados, constrói uma mentalidade de crescimento e autoconfiança. Pela natureza do atendimento individualizado, os desafios do Saberes conseguem ser planejados de tal forma que cada criança percebe o poder que tem sua própria dedicação e passa a usá-la ao seu favor sempre. Com o Apoio Educacional do Saberes você conta ainda com o suporte familiar que inclui sugestões e materiais para que os desafios planejados e direcionados para a criança continuem em casa e as famílias assumem o papel de conduzi-los nessa descoberta valiosa que poderá, seguramente, mudar o rumo de suas vidas!
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