Veja o que pode estar fazendo seu cabelo cair
Para tudo! Ninguém merece perder cabelo, especialmente a mulherada que ama tê-los longos e fortes.
Quando se fala em queda, claro que a primeira preocupação é com a aparência. Por outro lado, o alerta deve ser com a saúde. Porque, geralmente, estes problemas estão ligados ao desequilíbrio entre as proteínas, vitaminas e minerais.
6 fatores que podem fazer seu cabelo cair
- DISFUNÇÕES DA TIREOIDE
Tireoide é uma glândula localizada no pescoço, ela dita o ritmo do nosso organismo e também o crescimento dos cabelos. Se a tireoide produzir hormônios (T3 e T4) em excesso, por exemplo, isso resulta em hipertireoidismo que, por sua vez, acelera a reposição celular do couro cabeludo. Já, pelo contrário, no hipotireoidismo, ou seja, na falta de T3 e T4, o organismo fica mais lento e os fios por consequência se desenvolvem com dificuldade.
- ANEMIA
Bem comum, e preocupante. Já que a falta deste mineral gera queda na concentração de hemoglobina a proteína presente em células do sangue. A anemia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, atinge 30% da população ao redor do mundo. Além de cansaço e palidez, o déficit de oxigênio, causado pelo anemia, tira a resistência dos fios.
Entrar em um regime muito restritivo culmina em déficits nutricionais que são capazes de afetar os cabelos. Neste sentido, sempre procure uma nutricionista e mantenha seus exames com a Endócrino em dia. Caso contrário, você até vai emagrecer, mas sem saúde.
Queda de cabelo, entenda melhor o que está acontecendo
Saiba um pouco mais sobre sobre como é o ciclo de vida do cabelo!
- DOENÇA RENAL CRÔNICA
Quando os rins não filtram o sangue como deveriam serão comuns as dores de cabeça, náusea, câimbra, inchaço e, claro, a queda de cabelo. Um estudo revelou que, de 365 vítimas da doença renal crônica, 41,4% exibiam falhas no revestimento do couro cabeludo. As limitações alimentares, decorrentes do quadro, são o principal motivo. Ou seja, a queda de cabelo, contudo, dificilmente será o indício inicial da insuficiência dos rins.
- MICOSE
Além das unhas, os fungos atingem o topo da cabeça e podem causar descamação. O que por sua vez tira a estabilidade dos fios. Embora esses agentes infecciosos possam nos atormentar a qualquer momento, todavia isso é bem mais comum quando o sistema imune está fraco. Seja por uma questão passageira ou seja por uma doença como a Aids.
- OVÁRIO POLICÍSTICO
Altas taxas de testosterona no organismo feminino causam ovário policístico. O excesso ainda pode causar acne, crescimento de pelos no corpo e ciclo menstrual irregular. Sem dúvida, esses sintomas tendem a ser notados antes da queda de cabelo.
ALERTA NA ALIMENTAÇÃO PARA O SEU CABELO NÃO CAIR
Complemente a alimentação com produtos que contenham alto índice de proteínas, vitaminas e minerais, os principais são:
SALMÃO: ótima fonte de proteínas e vitamina D. Portanto fundamentais para o fortalecimento dos fios, mas o motivo principal para incluir o salmão na dieta é o ômega 3.
NOZES: além de Ômega 3 têm biotina e vitamina E (a falta desses também causam a queda de cabelo).
LENTILHA: uma das melhores fontes de proteína vegetal. Além das proteínas, sobretudo ela tem ferro que previne a queda dos fios.
Seu cabelo tem fome de quê?
Descubra como e porque a sua alimentação pode influenciar diretamente na beleza e saúde dos seus cabelos.
OVO: a fonte perfeita de proteínas. Porque contem a combinação ideal de aminoácidos essenciais para a saúde.
ESPINAFRE: fonte de ferro, vitamina A e C, ômega 3, magnésio, potássio e cálcio. Inegavelmente, todos mantém o couro cabeludo saudável.
BATATA DOCE: tem betacaroteno, o antioxidante que o corpo transforma em vitamina A. E por sua vez usada em todas as células do organismo, inclusive as do cabelo.
BRENDA ALBERTO
Endocrinologista | CRM RS 27424
Rua XV de Novembro, 33 Sala 01 | Júlio de Castilhos – RS
55 3271 1070
Adicione Comentário