O treino feminino é a maneira mais fácil e rápida para melhorar seu corpo! Você ganha força, ao mesmo tempo que fica com um corpo elegante e tonificado. O treino de cardio, como ciclismo, caminhada, natação e dança aeróbica são maravilhosas maneiras de queimar calorias, mas não se pode comparar com os benefícios da musculação. Se você mantiver continuamente um programa de treino com pesos, vai começar a ver resultados ao final de um mês. As roupas ficarão melhor no seu corpo e o seu espelho será o melhor aliado.
Confira nosso guia de musculação para alcançar um corpo torneado e saudável:
Dieta
Quanto mais massa muscular você tiver, mais gordura você queimará. Uma rápida perda de peso numa dieta pode causar uma perda rápida de tecido muscular também. Uma vez que as mulheres têm menos massa muscular que os homens, uma dieta extrema é mais prejudicial para o corpo feminino. Quando você corta muito na ingestão de alimentos, priva o corpo feminino de energia, e este se torna geralmente mais fraco. A perda de dois quilos ou mais por semana significa não só perda de gordura mas também perda de massa muscular. Com o treino de musculação e dieta moderada pode ter os melhores resultados para um corpo atraente.
Gordura Corporal
As mulheres têm, naturalmente, uma maior percentagem de gordura corporal que os homens. Geralmente elas têm uma percentagem média de gordura corporal de 18 a 24%, enquanto os homens costumam ter, em média, cerca de 14 a 18%. O exercício pode reduzir a gordura corporal de ambos.
Estrutura Óssea
Devido à capacidade de uma mulher ter filhos, a cintura pélvica é geralmente mais larga do que nos homens. Todavia, os joelhos estão à mesma distância que nos homens. Isso leva a que haja um ângulo maior de pressão sobre os joelhos das mulheres e estas estejam mais propensas a lesões. Você pode reduzir este risco, começando devagar e aumentando lentamente o peso e resistência.
Fisionomia no treino
O treinamento cardiovascular é positivo, tanto para homens como mulheres, e fornece os mesmos benefícios a cada um. Na musculação, no entanto, há uma grande diferença, principalmente devido à influência hormonal. O hormônio masculino dominante é a testosterona, enquanto o feminino é o estrogénio. A testosterona pode ser muito útil no treino com pesos para resultados positivos no aumento da massa muscular.
Apesar das mulheres também produzirem pequenas quantidades de testosterona, raramente experimentam um desenvolvimento muscular drástico na musculação. Ficar com um corpo masculino através da musculação é, por isso, impossível. A menos que a mulher tenha níveis muito altos de testosterona ou esteja a tomar esteróides anabolizantes, seria muito difícil para ela ganhar músculos iguais a um homem. O resultado será sim um aumento de força, um físico magro e tonificado e mais resistência.
Menstruação
Algumas mulheres que combinam o treino com pesos-pesados, dieta e stress, por vezes, entram em um estado de amenorreia ou interrompimento da menstruação. Estudos recentes mostram que essa combinação pode causar isso, mas a evidência não é clara. Todavia, parece não causar problemas fisiológicos sérios. Na realidade, a maioria das mulheres que fazem musculação não têm esses problemas. Se uma mulher nessa condição queira recuperar a menstruação, precisaria apenas de cortar um pouco no treino e aumentar sua gordura corporal acima de 10%.
Gravidez
As mulheres que estão ativas fisicamente dizem ter menos problemas com a gravidez e o parto. O exercício durante a gravidez irá criar um melhor tónus muscular e uma preparação cardiovascular que ajudará também ao tentar perder o peso após a gravidez. É melhor estar em forma antes de ficar grávida e não apenas começar um treino de alta intensidade depois de ficar grávida.
Durante a gravidez, as mulheres devem evitar fazer esforço extremo e exercícios de alto impacto. Se você se sentir fraca pare imediatamente. A nível de treino, deve diminuir o impacto à medida que a gravidez avança. Se você está grávida ou a pensar em ter um filho, você deve consultar o seu médico sobre seu plano de exercícios.
by Nuno Salgueiro – Treino Pesado.
[…] você deve observar se está consumindo mais calorias do que gastando, ou você pode estar ganhando massa muscular, e com isso trocando a massa de gordura por músculos. Nas reavaliações durante o planejamento […]
[…] com pesos! A musculação está relacionada com a perda de massa gorda, melhoria da composição corporal, autoestima e […]