Dermatologista alerta para riscos do contato com frutas cítricas ao sol
Medicina

Dermatologista alerta para riscos do contato com frutas cítricas ao sol

Pode desencadear uma reação química na pele levando a queimadura, bolhas e manchas acastanhadas que podem perdurar por várias semanas

Ouça este conteúdo

Na última segunda-feira, 01, o apresentador do BBB24 Tadeu Schmidt alertou a participante Beatriz sobre o risco de top com casca de laranja, que pode causar uma irritação na pele, uma alergia e até queimadura quando se combina isso com o sol.

Segundo Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, o consumo e a manipulação de frutas cítricas com o sol pode desencadear uma reação química na pele levando a queimadura, bolhas e manchas acastanhadas que podem perdurar por várias semanas; esse fenômeno é chamado de Fitofotodermatose.

Isso ocorre por uma reação entre um produto alergênico e a luz solar, mais especificamente a Luz Ultra violeta A. Essa reação química leva a dor e coceira além do escurecimento da pele e em casos mais graves formação de bolhas, isso ocorre entre as primeiras 24 a 48 hs de exposição.

As pessoas sempre lembram do limão, mas outras substâncias podem desencadear essa reação, entre as mais frequentes temos: limão tangerina, lima, cenoura, figo, salsinha, hibisco e canela.

O tratamento consiste em usar hidratantes, protetor solar em casos mais intenso uso de pomada de corticoide. A mancha costuma demorar a sair, mas desaparece por volta de 40 dias.

Por isso se você se for se expor ao sol , evite manusear os produtos acima, pois não existe tratamento preventivo para isso.

Vale ressaltar que quando acontece uma queimadura ou reação alérgica, quer dizer que a barreira de proteção foi quebrada, sendo assim, é essencial procurar atendimento médico para evitar que essas irritações piorem e se tornem bolhas e manchas duradouras.

Fonte:
Dr. José Roberto Fraga Filho
Médico dermatologista, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, fundador e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia.
Instagram: @fragadermatologia
Foto: Reprodução / TV Globo

Ler agora

logo

Somos a revista mais completa da região no que se refere ao seu bem-estar. Levamos conteúdo, dicas e informação para te proporcionar qualidade de vida.

Contato

55 99190 5761
Rua General Felipe Portinho, 1033 – Cruz Alta

DESTAQUE-SE

📣 Você também pode ouvir a Revista Vitale no Spotify