fbpx
Cuidados da Estação

Outono: previna as doenças respiratórias que prevalecem na estação

Pneumonia, sinusite e asma: mito ou verdade que a chegada do outono desencadeia no aumento dos problemas respiratórios? Descubra agora com a Dra Rafaela:

O outono chegou e com ele, na maioria das vezes chega também as oscilações de temperatura e a baixa umidade do ar e com este ar mais seco aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e, as baixas temperaturas e poluição do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares.

A Médica Rafaela Gonçalves nos alertou que não é mito, as alterações climáticas nos predispõem a diversas doenças respiratórias (resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia).

Os principais vilões são os vírus respiratórios que causam o resfriado e a gripe, sendo transmissíveis por gotículas respiratórias.

“Os ambientes fechados disseminam os vírus, pois as gotículas respiratórias também contaminam o ambiente. Ventile o máximo que puder os ambientes e lave as mãos com frequência”, orienta Rafaela.

PNEUMONIA E SINUSITE

Segundo a Médica, as bactérias que causam a pneumonia e a sinusite podem se aproveitar da queda da imunidade e das defesas do organismo e ocasionar as infecções virais.

“Quando um simples resfriado permanece por muito tempo e se associa a febre alta e cansaço é preciso procurar o consultório médico”, salienta.

Quem já sofre com as doenças respiratórias crônicas como enfisema, asma, bronquite crônica ou doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca, arritmias e insuficiência coronariana, é indicado uma avaliação completa antes do frio começar “e manter as vacinas em dia”, ressalta Rafaela.

Dicas úteis para evitar as doenças respiratórias e cardiovasculares de outono:

– Mantenha o organismo hidratado
– Não fume nem se exponha a ambientes com muita poeira ou fumaça
– Mantenha o ambiente arejado
– Lave as mãos com frequência – Mantenha as vacinas em dia
– Aqueça o ambiente de trabalho e da casa nos dias mais frios, mantendo a umidade adequada – Utilize roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios
– Tenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável, exercícios físicos.

Para agendar uma consulta com a Dra Rafaela clique aqui ou na imagem abaixo: