Ouça este conteúdo
No último sábado (13), Cruz Alta realizou o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Foram aplicadas 452 doses da vacina trivalente contra os vírus da Influenza A H2N1 e H2N2 e Influenza B, e também 112 doses de outras vacinas.
Após o primeiro Dia D da campanha, Cruz Alta atingiu 21,61% de cobertura vacinal dos grupos prioritários, que são gestantes, puérperas, crianças, idosos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, dentre outros. No município o público-alvo estimado apto para receber a vacina é de 29.398 pessoas, das quais apenas 5.149 receberam a imunização, com base nos dados contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até o dia 14/04/2024. A campanha iniciou no dia 25 de março e segue até 31 de maio, portanto, quem não teve a oportunidade de se vacinar, deve procurar os locais de vacinação. A vacina é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente.
Nem mesmo a chuva impediu a dona Ronita Rodrigues, vó de Manu Lazzari de 5 anos, de ir até a Estratégia de Saúde da Família do bairro Vila Nova para imunizar-se, aproveitando a oportunidade para levar a neta para também receber a vacina.
“Temos que aproveitar que ainda não chegou o inverno, para deixar a vacina em dia e se prevenir contra a gripe”, comentou.
A Secretaria Municipal de Saúde faz um chamamento à população para que procure a vacina o mais breve possível, pois neste período da campanha a SMS estimava ter alcançado uma maior cobertura vacinal do público-alvo, faltando ainda cerca de 70% para atingir a meta de vacinação. Outra expectativa é que as condições climáticas sejam mais favoráveis para as próximas ações.
De segunda a sexta-feira, a população pode procurar as Estratégias de Saúde da Família nos bairros e o Centro de Saúde da Mulher e da Criança para receber a vacina, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. As unidades com salas de vacinação disponíveis são: ESFs Toribio Verissimo, Santa Rita, Jardim Primavera, Brum, Vila Nova, São Genaro, Benjamin Nott e Centro de Saúde da Mulher e da Criança. É necessário levar documento com foto ou cartão SUS e a Carteira de Vacinação.
Adicione Comentário