fbpx
Cruz Alta

Restaurante Popular e Padaria Central de Cruz Alta recebem selos de qualidade sanitária

A categorização tem como objetivo classificar os serviços de alimentação conforme a legislação sanitária vigente.

Ouça este conteúdo

Na noite desta terça-feira, 22, a Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Saúde, em conjunto com a Vigilância Sanitária e em parceria com a equipe de Categorização dos Serviços de Alimentação, realizou a cerimônia de entrega dos selos de qualidade sanitária a estabelecimentos públicos e privados do município. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores.

A categorização tem como objetivo classificar os serviços de alimentação conforme a legislação sanitária vigente, buscando melhorar o perfil dos estabelecimentos comerciais e governamentais.

Na ocasião, o Restaurante Popular de Cruz Alta recebeu o Selo A de qualidade sanitária, enquanto a Padaria Central foi contemplada com o Selo B. É importante destacar que Cruz Alta é pioneira no Brasil, sendo o primeiro município a ter um Restaurante Popular e uma Padaria Central que recebem esse tipo de certificação.

Confira as demais empresas que receberam o Selo A de qualidade sanitária: Amici Cozinha Afetiva, Restaurante Buon Mangiare, Casa Café, Dr. Burguer, Giraffas Cruz Alta, Parmas Pizzaria, Restaurante e Churrascaria Labaredas, e Trapiche CA.

A Secretária de Saúde, Daura Melissa Westphalen, parabenizou o comprometimento das empresas e serviços públicos que receberam a certificação.

“Gostaria de parabenizar todos os empresários que assumiram esse desafio e aceitaram cada etapa do processo. O trabalho em parceria com a Vigilância Sanitária foi fundamental para qualificar e fortalecer os empreendedores, permitindo que conquistassem esse selo de excelência.”

Conforme a coordenadora da Vigilância Sanitária, Tamara Lorenzon, a VS está comprometida e disponível para apoiar e orientar os estabelecimentos.

“Nós, da Vigilância Sanitária, em conjunto com a equipe de categorização dos serviços de alimentação, estamos sempre em busca de aprendizado junto a vocês. Estamos de portas abertas para que os estabelecimentos se sintam à vontade para nos procurar sempre que necessário. Podem contar com nosso apoio e orientação a todo momento.”

Sobre a Categorização dos Serviços de Alimentação

Em dezembro de 2022, a Universidade Franciscana (UFN) aprovou o projeto “Implementação da Categorização dos Serviços de Alimentação da Macrorregião Central do Rio Grande do Sul”, por meio do edital do programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. O projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a empresa Alloy.

Santa Maria foi pioneira no Brasil ao implementar a categorização em 45 estabelecimentos em 2019, tornando-se referência no sistema de inspeção e inspirando a submissão do projeto ao edital estadual.

Atualmente, o programa está em andamento em 10 municípios da região central do estado, abrangendo 87 serviços de alimentação que buscam a certificação de qualidade sanitária. O projeto é fruto da pesquisa de doutorado da nutricionista Patrícia Scheffer, sob orientação da professora Dra. Neila Richards (UFSM) e coorientação da professora Dra. Ana Saccol (UFN), e conta com a participação de alunos de mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.