fbpx
Cruz Alta

Prefeitura de Cruz Alta e equipe de Categorização dos Serviços de Alimentação entregam selos de qualidade sanitária a estabelecimentos locais

A Categorização é uma iniciativa que visa classificar os serviços de alimentação com base na legislação sanitária.

Ouça este conteúdo

A Prefeitura de Cruz Alta, em parceria com a equipe de Categorização dos Serviços de Alimentação, realizará a cerimônia de entrega dos selos de qualidade sanitária para os estabelecimentos participantes do programa no município. O evento acontecerá nesta terça-feira, às 18h, na Câmara de Vereadores.

Os estabelecimentos reconhecidos fazem parte da Categorização dos Serviços de Alimentação da macrorregião central do Rio Grande do Sul. O principal objetivo da cerimônia é reconhecer e celebrar os esforços daqueles que se dedicam a manter e elevar os padrões de qualidade e segurança alimentar.

O evento conta com o apoio da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS), do InovaRS e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

A Categorização é uma iniciativa que visa classificar os serviços de alimentação com base na legislação sanitária, melhorando o perfil sanitário dos estabelecimentos comerciais.

Sobre o Programa Categorização Brasil

Em dezembro de 2022, foi aprovado pela Universidade Franciscana o projeto intitulado “Implementação da Categorização dos Serviços de Alimentação da Macrorregião Central do Rio Grande do Sul”, por meio do edital do programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a empresa Alloy.

Santa Maria foi pioneira no Brasil, implementando a categorização em 45 estabelecimentos em 2019. Desde então, o município se tornou referência nesse sistema de inspeção, inspirando a submissão da proposta ao edital.

Atualmente, a categorização está sendo implementada em 10 municípios da região central do estado, envolvendo 87 serviços de alimentação que buscam o selo de qualidade sanitária. Esse trabalho é resultado do projeto de doutorado da nutricionista Patrícia Scheffer, orientado pela professora Dra. Neila Richards (UFSM) e coorientado pela professora Dra. Ana Saccol (Universidade Franciscana – UFN). Além disso, o projeto conta com a participação de alunos de mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.