Ouça este conteúdo:
A Secretaria Municipal de Educação realizou, recentemente, um relatório para analisar a participação das escolas nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Os dados apontaram um crescimento significativo no número de equipes inscritas pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental na fase local do Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, bem como o aumento da participação de alunos e professores em todas as modalidades.
Segundo o coordenador de Educação Física da SME, Fernando Trentini, este aumento da procura por mais modalidades esportivas é reflexo do trabalho dos professores de educação física na construção de equipes competitivas dentro das escolas, fazendo com que novas modalidades sejam inseridas e incentivadas, assim como o apoio dado pela gestão à prática esportiva escolar.
“Os números mostram o crescimento significativo do número de alunos, equipes e professores participantes no Jergs 2023, isso nos deixa com uma ótima expectativa para a realização do CEM – Campeonato Escolar Municipal, em dezembro. A intenção é tornar o ambiente escolar, em contra turno, um espaço contínuo de prática esportiva”, comenta Trentini.
Em 2022, dez das quarenta e nove equipes participantes foram de escolas municipais: uma disputou o basquete, de um total de cinco; duas o voleibol, das onze; duas o handebol, das oito; quatro o futsal; e uma o atletismo, das quatro. Já neste ano, aumentou para 92 o número de equipes no geral, distribuídas em cinco modalidades, onde 18 são do município, sendo que 6 participaram no basquete, 3 no voleibol, 3 no handebol, 5 no futsal e 1 no atletismo.
A crescente também ocorreu na participação por equipes, no geral por categorias. O basquete contou com 5 equipes em 2022, subindo para 18 em 2023; o vôlei teve 11 equipes no ano anterior e subiu para 21 neste; já 8 equipes participaram do handebol em 2022, passando para 16 a participação em 2023; no futsal jogaram 21 equipes no ano anterior, subindo para 31 em 2023; enquanto no atletismo passou de 4 equipes para 6 de um ano para o outro.
Outro parâmetro detalhado pelo estudo, foi a participação de alunos em cada modalidade. Do ano anterior para o Jergs 2023, no basquete subiu de 50 atletas para 180; no voleibol passou de 110 para 210 competidores; no handebol foi de 80 para 160 estudantes; no futsal subiu de 210 jogadores para 310; e no atletismo de 22 alunos evoluiu para 36. Neste ano, ao todo participaram das competições mais de 900 estudantes, divididos nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), no masculino e feminino.
Todas as equipes contaram com orientação e acompanhamento dos professores de educação física das escolas, que também ocorreu um aumento na participação, de 22 profissionais em 2022 para 42 neste ano.
Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), fase municipal, foram promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a 9ª Coordenadoria Regional de Educação (9ªCRE), Secretaria Municipal de Cidadania e Coordenadoria de Esportes. Os Jergs estimulam a prática esportiva em todas as escolas públicas, mobilizando a comunidade escolar em prol do esporte educacional.
Adicione Comentário