fbpx
Cruz Alta

IPTU 2024: Cruz Alta terá uma taxa de reajuste menor em comparação a 2023

Os contribuintes sem dívida com o município e que realizarem o pagamento em cota única até o dia 20 de fevereiro, o desconto é de 20%.

Ouça este conteúdo

Município segue com o maior desconto da região

A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Finanças e Orçamento, informa que a previsão do lançamento do calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024, inicia na próxima quarta-feira, 10. Para facilitar a quitação do imposto, a administração municipal está proporcionando descontos e opções de parcelamento dos valores.

Os contribuintes sem dívida com o município e que realizarem o pagamento em cota única até o dia 20 de fevereiro, o desconto é de 20%. Para os demais, o desconto é de 10% até esse prazo, também em cota única.

Quem não conseguir quitar o IPTU neste prazo, e não tem dívidas, ainda pode ter desconto de 15% para pagamento em cota única até o dia 20 de março. Para os demais, o desconto em cota única é de 5%.

Optando pelo pagamento parcelado, é possível dividir em 09 parcelas iguais mensais e sucessivas, com vencimento da 1ª parcela em 20 de abril.

“É relevante destacar que o percentual de 20% oferecido no município de Cruz Alta representa a maior taxa de desconto em toda a região. ”, comenta o Secretário de Finanças e Orçamento, José Roberto Pieniz.

Confira os índices oficiais de reajuste referente ao período de dezembro de 2022 a novembro de 2023:

  • Para fins de lançamento do IPTU, o m² dos lotes urbanos e das glebas urbanas foi reajustado pelo IPCA em 4,84%, no ano passado, o índice era de 6,17%;
  • O valor do m² da construção reajustado pelo INCC-M em 3,33%, no ano passado, o índice era de 9,44 %;

Em relação a contribuintes que podem sofrer eventual alteração no valor do IPTU além da variação dos índices inflacionários, há duas possibilidades. Uma delas, é quanto aqueles que tiveram aumento de área construída em seus imóveis, devidamente licenciada; outra, são os que tiveram seus imóveis beneficiados com obras de contribuição de melhoria (pavimentação-asfalto/calçamento).

Taxa de lixo

O cálculo do valor da taxa de lixo, obedece a faixas de valor, que tem na metragem de área construída um fator de classificação preponderante. Portanto, o aumento de área construída poderá resultar na mudança de faixa de valor. Nestes casos, a alteração do valor da taxa de coleta de lixo será superior ao percentual de reajuste.

Guias de pagamento

A previsão é que as guias de pagamento podem ser acessadas pela internet, a partir do dia 10 de janeiro, através do Portal do Cidadão, na aba “IPTU on-line”, utilizando CPF ou CNPJ ou inscrição do imóvel, ou, ainda, no balcão do IPTU, localizado no primeiro andar da Prefeitura, Avenida General Osório, 533, com atendimento das 8h às 17h.

Vale enfatizar que o IPTU contribui para a geração de melhorias na cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo whatsapp, através do número (55) 3321-1308, o retorno pode ser realizado em até 48 horas.