Ouça este conteúdo
Na noite de quinta-feira, 7 de novembro, Cruz Alta foi palco do Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares, que apresentou o espetáculo Danzpare Juvenil – Crescendo e Aprendendo Brasil – Extensão Cruz Alta. A apresentação aconteceu na Casa de Cultura Justino Martins, que estava completamente lotada e encantou o público presente.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Baillar Centro de Danças de Passo Fundo e o Grupo Internacional de Danças Chaleira Preta.
A cerimônia de abertura e a entrega de certificados contaram com a presença da prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto; da secretária de Cultura e Turismo, Shana Reis; do diretor-geral do Danzpare, Hans Gutierrez; e dos produtores culturais do Danzpare Brasil e membros da diretoria do Grupo Chaleira Preta, Raquel e Mario Pereira.
A prefeita Paula Rubin Facco Librelotto ressaltou o valor da troca cultural e o compromisso do poder público em apoiar a cultura e a educação como formas de ampliar horizontes e incentivar o conhecimento sobre o mundo.
“É uma grande alegria para nós testemunhar e vivenciar um pouco da cultura e da arte de outros países, o que sempre traz um valioso aprendizado e uma troca cultural enriquecedora. Tivemos ainda a honra de ver nossas escolas recebendo os dançarinos, proporcionando aos alunos um contato direto com culturas diversas, o que, sem dúvida, ampliou seu aprendizado e despertou seu interesse por novos lugares e culturas. Essa ação demonstra o compromisso do poder público com a valorização da cultura e da educação, reconhecendo-as como instrumentos essenciais para abrir as portas e janelas das pessoas para o mundo”, afirmou.
Casais representantes de 16 países proporcionaram ao público cruz-altense uma noite única de valorização cultural.
Confira a lista dos casais que se apresentaram:
- Argentina
Emilia Fay
Andrés Morro - Bolívia
Luis Favio Castro Rojas
Valentina Zoe Paredes Vargas - Brasil
Marcel Rubert Pereira
Vitoria Fernandez Cervo - Chile
Javiera Ignacia Medina Quijón
Damian Amaro Mondaca Flores
- Colômbia
Miguel Angel Gaitan Hernandez
Ana Sofia Rios Paipa - Costa Rica
Daniel Bogantes Solano
Lucia Del Carmen Rueda Barrios - Equador
Eimy Lily Quishpe Moran
Kevin Rodrigo Arauz Simbaña - Hungria
Sarolta Fekete
Bence Fekete - México
Diego Rivera Suárez
Queila Suyai Guerrero Díaz - Panamá
Mia Victoria Tamayo Reyes
Xander Xavier Saldaña Yee - Paraguai
Gabbi Bettina Benitez Peralta
Juan Ismael Centurion - Peru
Mathias Umberto Valdivia Saavedra
Brisa Mia Véliz Rey Sánchez - Polônia
Bartosz Zienkiewicz
Antonina Ewa Szwedowicz
- Sérvia
Teodora Erdoglija
Veljko Sundovic - Ucrânia
Kateryna Kirichuk
Oleksandr Korol - Uruguai
Facundo Agustín Osorio Fagúndez
Agustina Belén Benitez Lanzieri
Sobre o Danzpare
O Danzpare tem como objetivo difundir e preservar a cultura tradicional dos povos, promovendo e conservando as tradições como parte essencial de suas identidades, por meio de formas de expressão como a dança e a música. Criado em 2010, por iniciativa de Hans Leiton Gutiérrez, o festival é voltado para danças em pares, com um representante de cada país. Com uma proposta inovadora, o evento reúne duplas da América Latina e de outros países para apresentarem danças tradicionais de suas culturas. As performances reconstroem bailes do folclore latino-americano e mundial, com alto nível técnico e estético, enriquecendo o conteúdo cultural e trazendo apresentações criativas.
Adicione Comentário