Ouça este conteúdo
A Casa de Passagem é um equipamento público, mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. O espaço faz parte da proteção Social Especial de Alta Complexidade e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) fazendo parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social-SMDS, sob responsabilidade do gestor da pasta Delmar Fonseca.
A casa tem como objetivo promover atenções socioassistenciais à indivíduos de 18 a 59 anos que se encontram em situação de rua, violência doméstica ou que estão de passagem pelo Município, incluindo também acompanhantes ou familiares de pacientes em tratamento médico hospitalar.
Caracteriza-se pela oferta de acolhimento imediato e emergencial, com oferta de 3 pernoites, para situações eventuais e em alguns casos mediante parecer da Assistente Social podendo se estender de acordo com a necessidade.
Segundo a assistente social e coordenadora da casa de passagem Marli Andrade da Silva explica que o objetivo é acolher quem necessita dos serviços e realizar os encaminhamentos necessários a outros órgãos públicos.
“A casa tem capacidade para atender 21 pessoas diariamente, sendo um quarto feminino com 4 camas, um quarto masculino com 16 camas e um quarto privativo com 2 camas” comenta Marli.
O serviço pode ser acessado através do CREAS, do Serviço em Abordagem Social, Centro de Referência Maria Mulher ou por demanda espontânea, bem como demais encaminhamentos da rede socioassistencial.
A casa oferece além do pernoite, banho, roupas, refeições (café e janta) o almoço é ofertado pelo restaurante popular. A Assistente social responsável, faz o acolhimento individual, encaminhando para rede quando necessário para serviços de confecção de documentação, atendimentos de saúde, translado para outros municípios.
O serviço funciona 24 horas em regime de plantão e é composta por uma equipe composta por oito cuidadores altamente qualificados que revezam entre os turnos da manhã, tarde e noite mediantes sistema de escala, bem como um cozinheiro, um profissional da higienização, um vigilante patrimonial noturno, uma estagiária de administração e uma coordenadora que também atua como Assistente Social da casa.
Sobre o período de baixas temperaturas
A coordenadora Marli Andrade comenta que mesmo com a mudança de temperatura a demanda continua sendo grande pelos serviços.
“A casa está preparada para acolher o público a quem se destina e objetiva através desta nota informar a nossa comunidade para que saiba da existência desse espaço e possa estar acessando e se fazer valer desse benefício que faz parte do sistema de direito de quem dela precisar.” Finaliza.
Por fim a coordenadora Marli Andrade faz o convite a comunidade que venha conhecer nosso espaço que está localizado na Rua Padre Teodoro n°202 Bairro de Fátima. Mais informações, através do telefone 0800 400 0126 ramal 5019.
Adicione Comentário