Ouça este conteúdo
Dia D de vacinação está marcado para o dia 13 de abril
A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde inicia, na segunda-feira, 25, a vacinação contra Influenza (gripe). A campanha foi antecipada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). De acordo com o Ministério da Saúde, oficialmente, a campanha ocorrerá entre 25 de março e 31 de maio, período em que as ações serão intensificadas e que os dados sobre a aplicação das vacinas, estarão disponíveis no site do Governo Federal
“Todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde já podem procurar a vacina deste o primeiro dia. Portanto, não será preciso que esses grupos esperem a troca de etapa. Lembrando que a vacina protege quanto ao surgimento de complicações respiratórias, o que justifica a sua importância”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Fagundes.
Locais de aplicação
Os grupos prioritários poderão se vacinar em todas as salas de vacinas do município: Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESFs Santa Rita, Brum, Benjamin Nott, Centro, Toríbio Veríssimo e Jardim Primavera. O horário de aplicação acontecerá das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Grupos prioritários
A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos a seguir:
- Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
- Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
- Gestantes
- Puérperas
- Professores de todos os níveis
- Povos indígenas
- Populações Quilombolas
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das forças armadas
- Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores portuários
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Dia D
Importante ressaltar é que o Dia D de vacinação contra a gripe já tem data marcada, será no dia 13 de abril, sábado.
Sobre a vacina
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.
A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
Para mais informações, procure a sua unidade de saúde mais próxima.
Adicione Comentário