fbpx
Cruz Alta

37 famílias são contempladas pelo Programa “Nenhuma Casa Sem Banheiro” em Cruz Alta

O programa tem como objetivo construir módulos sanitários para a população da área urbana inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

Ouça este conteúdo

 Lançamento na noite desta quinta-feira, 13/06, ocorreu na Casa de Cultura Justino Martins

Na noite desta quinta-feira, 13, a Secretaria de Cidadania, através da Coordenadoria de Políticas de Habitação, realizou a cerimônia de lançamento do Programa “Nenhuma Casa Sem Banheiro” no município de Cruz Alta. A solenidade ocorreu na Casa de Cultura Justino Martins.

A mesa oficial contou com a presença da prefeita, Paula Rubin Facco Librelotto, do deputado estadual Rafael Braga, representando a Assembleia Legislativa, do secretário de Cidadania Joca Bonaldi, do coordenador de Habitação João Marangon, da vereadora Valeria de Bortoli, representando a presidência da câmara de vereadores, da presidente do Conselho de Habitação, Betiele Ebling, e da dona Clotilde de Fátima Martins, representando as famílias beneficiadas. O evento ainda contou com a presença de diversas autoridades, imprensa local e comunidade em geral.

De acordo com a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, a administração municipal está sempre buscando recursos para as políticas de habitação.

“Desde que assumimos a gestão, trabalhamos intensamente para buscar recursos para as políticas de habitação, contribuindo para uma política básica que promove saúde, qualidade de vida e saneamento. Para essas 37 famílias pelo programa “Nenhuma Casa Sem Banheiro”, os recursos alcançaram cerca de um milhão de reais, trazendo dignidade e melhorias significativas para suas vidas.”

O coordenador de Habitação, João Marangon, destaca a importância do programa: “Fico muito feliz, porque essa iniciativa beneficiará as famílias que mais precisam, em diversos bairros da cidade, principalmente no que diz respeito à dignidade humana, saúde pública e qualidade de vida”, comentou.

A dona Clotilde de Fátima Martins, representando as famílias beneficiadas, agradeceu à administração municipal pelo benefício do programa.

“Eu sou muito grata, graças a Deus e à Prefeitura, meus filhos e eu, que mais necessitamos, conseguimos o benefício do módulo sanitário. Para nós, representa saúde e dignidade”, disse.

Sobre o programa

O Programa “Nenhuma Casa Sem Banheiro”, fruto de uma parceria entre o Estado do Rio Grande do Sul e a administração municipal, tem como objetivo construir módulos sanitários para a população da área urbana inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Trinta e sete famílias cruz-altenses, localizadas nos bairros Jardim Primavera 1 e 2, Bairro do Sol, Abegay, Santa Helena, Vila Rancho 2, Progresso e Planalto, foram contempladas.

Cada banheiro terá uma área de aproximadamente 4m² e será equipado com:

  • Vaso sanitário com caixa acoplada
  • Chuveiro
  • Lavatório com coluna
  • Tanque de concreto ou cerâmico

O objetivo principal é garantir que cada item seja funcional e durável, proporcionando um ambiente higiênico e confortável para as famílias, melhorando as condições de vida.

Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria de Habitação pelo número 0800 400 0126, ramal 2092.