Vamos lá. Lockdown é um termo em inglês que significa confinamento. Então, já está aí uma (se não a principal) diferença entre as regras da Bandeira Preta e as regras do sistema de Lockdown. No caso do confinamento, além das demais restrições para o funcionamento de estabelecimentos, há restrição de circulação de pessoas.
Cabe lembrar que tanto para uma quanto para a outra não há Legislação fixa. Ou seja, os Governos atuam sobre tais diligências conforme a situação do momento. Desta forma, o que vamos abordar a seguir pode variar de cidade para cidade. Em alguns países, o Lockdown não permite sequer que saiam nem que cheguem na cidade por nenhum meio. Sendo assim, ela é “fechada”. Aqui pelo Sul tem cidades que decretaram lockdown, veja um exemplo:
>> Leia também: 10 exames indicados pós Covid-19
COMO FOI O LOCKDOWN EM SANTA CRUZ DO SUL
Lá o Lockdown entrou em vigor às 20 horas de sexta-feira (26 de fevereiro) e seguiu até às 5 horas da segunda-feira (1º de março) deste ano.
Nesse período só era permitida a saída de casa a procura de serviços essenciais. Estes se restringem a: idas ao supermercado ou farmácia, abastecer o carro, buscar atendimento médico e se deslocar ao trabalho. O último, no caso de quem atua em atividades autorizadas durante o Lockdown. Ou seja, ficou PROIBIDA a permanência em espaços públicos, sujeito a abordagem pelos órgãos de segurança.
Na segunda, quando o Lockdown acabou a população voltou a seguir as normas estipuladas pela Bandeira Preta vigente em todo o Rio Grande do Sul. Ou seja, não é restrita a circulação de pessoas, mas se orienta a sair o mínimo possível para não aumentar o risco de contágio pelo coronavírus.
>> No combate a pandemia em Cruz Alta
Seja qual for a situação da sua cidade quando você ler este conteúdo, é imprescindível que façamos a nossa parte. Se puder, fique em casa e se sair use máscara!
Adicione Comentário