fbpx
Covid-19 Cruz Alta

Covid-19 Cruz Alta: em um ano o que mudou nos índices de contaminação

Covid-19 em pauta:

A Covid-19 em Cruz Alta e no mundo todo já alcança quase 3 anos e mudou consideravelmente a vida de todos. Relações, emprego, convívio social, saúde física e mental, possivelmente jamais seremos os mesmos. Foram muitos os episódios que de certa forma nos trouxeram pânico pelo desconhecido. Isolamento, primeiras mortes, contágio, enfim a notícia do início da vacinação.

Veja o nosso comparativo de fevereiro de 2021 com fevereiro de 2022. 

Em 2 de fevereiro deste ano um total de 259 novos casos de coronavírus foram confirmados na cidade, 5 pacientes de Cruz Alta e 2 de outros municípios estão no Hospital São Vicente de Paulo. Já no Hospital Santa Lúcia há 3 pacientes de Cruz Alta e 1 ainda é suspeito. Ao total há 11 internados, o número de casos ativos da doença alcança 1690 pessoas e desde o início da pandemia até a data em questão, 235 óbitos foram registrados pela covid-19.

Na mesma data do ano de 2021, Cruz Alta registrava 32 novos casos da doença, haviam 3 pacientes de Cruz Alta e 9 de outros municípios na CTI Covid do Hospital São Vicente de Paulo, além de 1 paciente na Unidade Covid. Já no Hospital Santa Lúcia haviam 4 pacientes com a doença.  Ao total a cidade tinha 20 internações, o número de casos ativos da doença era 243 e o número de óbitos era 66.

Em 2022 o contágio está expressamente maior se comparado a mesma época do ano passado, porém, o número de internações em leitos gerais e uti diminuíram consideravelmente, ou seja, a letalidade e gravidade da doença está menor. A ciência indica que, graças a vacina.

TESTAGEM EM MASSA

Desde o início da pandemia a cidade realizou 74.301 testes, destes até 2 de fevereiro de 2021 haviam sido realizados 20.852, ou seja, em um ano a testagem alcançou a marca de 53.570, dobrando o número de testes na população.  Esse aumento foi ainda mais significativo após a implantação do Centro de Testagem situado no Quiosque ao lado do Ginásio Municipal, o passo é importante para reduzir o número de contágio e tratamento da doença e claro, garantir o acesso para todos e de graça. Isso porque quem positiva no ato já consulta com um médico e sai com a receita em mãos para cumprir isolamento em casa.

Confira aqui os horários de testagem gratuita, vale lembrar que é preciso apresentar sintomas há pelo menos 3 dias.

VACINAÇÃO EM CRUZ ALTA

Se você ainda não fez nenhuma dose da vacina contra a Covid procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e se informe sobre o calendário de vacinação, caso já tenha feito  a primeira e precise completar o calendário vacinal com as 3 doses, o procedimento deve ser o mesmo. Vacinação salva vidas, faça a sua parte por você e por quem você ama.

Leia aqui como emitir o certificado de vacinação.

Aqui você encontra tudo de mais atualizado sobre a covid-19, clique.