fbpx
Boa alimentação Corpo e Mente Vitale

Reeducação Alimentar: um processo de ressignificação do alimento

Perder peso para alguns pode ser encarar a ansiedade de frente, por isso o processo de Reeducação Alimentar precisa ser saudável e prazeroso.

Começar uma reeducação alimentar significa encarar de frente a ansiedade. Aquele nervosismo que antecede vários momentos da nossa vida, nos deixando mais impacientes em relação a tudo. Por isso, é necessário entender que função o alimento tem na vida de cada um (preenchimentos de vazios) e qual o grau de ansiedade implicada na vida alimentar de cada um.

Silvia eliminou 24 kg: veja tudo o que ela passou e fez para mudar de vida

 

O processo de alguma dieta faz o sujeito vivenciar a punição, a privação e muita frustração. E, já que muitos não deixam de sentir ansiedade, o ideal é “driblar” os sentimentos e situações para uma reeducação alimentar saudável e prazerosa

8 Dicas para ajudar na Reeducação Alimentar

Busque sempre orientação individual de profissionais (psicólogos, nutricionistas, educadores físicos…) porque para cada pessoa há um método. Ou seja, não adianta seguir orientação de amigos e conhecidos porque cada organismo reage de diferentes formas frente ao processo de reeducação.

Cortar o radicalismo: evitar jejuns prolongados, pular refeições ou exagerar nos exercícios para obter resultados mais rápidos. Não adiantará e aumentará a ansiedade.

Planejar o dia: Acordar cedo, dormir cedo e fazer todas as refeições nos mesmos horários fará o corpo acostumar-se a sentir fome nos horários certos.

Aceitação da fome: Sentir fome não é o fim do mundo… A pessoa sempre pode aguentar tranquilamente, este sentimento; pois reeducação alimentar implica em diminuição de quantidades.

Inclua prazer na dieta: Não retire, bruscamente, da sua dieta, alimentos prazerosos. Reduza as quantidades. A dieta não deve ser monótona e desanimar a pessoa. Além disso, incluir prazer (optar pelo exercício físico que mais se identifique).

Não foque 24 horas na palavra Dieta: Foque em como vai se sentir no futuro , ao concretizar o corpo bonito e saudável que se deseja. Imagine novas sensações que um corpo reeducado sente.

Exercício, Exercício, Exercícios! O exercício é ansiolítico e antidepressivo natural, portanto mexa-se porque além de controlar a ansiedade, o exercício colocará a mente e o corpo em equilíbrio, facilitando o bem-estar.

Mariana Prola Farias  – CRP: 15.124 – Psicóloga Clínica