O peso é uma insegurança que afeta a maioria das mulheres. Se você acessou esse conteúdo, com certeza está notando algumas mudanças, pois com o passar da idade as alterações no corpo pesam ainda mais e podem te deixar abalada. Dessa forma, produzimos esse conteúdo pra te dizer uma coisa: você não tem culpa. O aumento do peso em idades mais avançadas é um processo natural e inevitável, mesmo assim, podemos agir para manter a saúde, o peso e restaurar a autoestima. Por esse motivo, conversamos com a nutricionista Paula Freitas para desmistificar tudo sobre o seu metabolismo durante a velhice.
RV: O metabolismo fica mais lento com o tempo? Como funciona esse processo?
Paula: Essa mudança ocorre por causa de alterações na composição corporal. Com o envelhecimento do organismo acontece uma redução da massa magra e um aumento do tecido gorduroso. Isso afeta a queima de energia pelo corpo e deixa o metabolismo mais lento, dificultando manter o peso depois dos 50. Por isso, é interessante optar por alimentos que permitam o nosso corpo gastar mais calorias ao ingeri-los.
RV: O acompanhamento nutricional é mais importante em idades mais avançadas?
Paula: O acompanhamento nutricional é importante em qualquer fase da vida, porém, depois dos 30 anos, o corpo já sofre modificações como o organismo mais lento. Já após os 50 anos, na parte cardíaca, as células do coração se tornam mais rígidas, a tendência é aparecerem doenças, como a hipertensão arterial, arritmias, taquicardias. Além disso, o sistema nervoso e a capacidade cognitiva são afetados. Ou seja, quanto mais envelhecido, mais precisará de acompanhamento nutricional conforme as patologias surgem.
Além da alimentação, a atividade física também é fundamental para um envelhecimento saudável.
RV: Como diferenciar o aumento de peso do inchaço?
Paula: Ganho de peso – acontece de forma rápida e inesperada, principalmente quando está relacionado alterações hormonais, estresse, uso de medicamentos, ou menopausa por exemplo, havendo a diminuição do metabolismo e aumento do acúmulo de gordura.
Retenção de líquido: ocorre quando o excesso se acumula dentro do corpo, também conhecido como edema. A retenção de líquido ocorre no sistema circulatório ou dentro dos tecidos e cavidades. Pode causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos e pernas. Devido ao aumento de líquido, ao longo do dia você pode perceber alguns quilinhos a mais na balança.
RV: E na prática, como manter o peso depois dos 50 anos? quais alimentos devo priorizar para estar disposto e bem nutrido?
Paula: – Não pule refeições;
– Faça atividade física regular;
– Evite gorduras, frituras, e doces em geral;
– Consuma mais água e chás para combater a retenção de líquidos e eliminar toxinas do organismo;
– Fracione as refeições e consuma menos quantidades e volume alimentar;
– Consuma com moderação os carboidratos;
– Prefira mais frutas/legumes/verduras/carnes brancas/ovos/leite e derivados;
“Não tem segredo! Seguindo essas dicas, você vai passar pela terceira idade de forma saudável, feliz e satisfeita com o seu corpo”.
Leu o conteúdo e percebeu que precisa de acompanhamento nutricional? Clique aqui para marcar uma consulta com a Paula
Adicione Comentário