Surgiu uma onda de questionamentos e dúvidas após ter sido veiculada uma reportagem mostrando o(s) provável(veis) significado(s) nas embalagens desses produtos. Quem não ficaria na dúvida: simbolizam presença de produtos químicos? Resíduos? Quantidade de quê? Essa informação caiu na internet e espalhou-se. De acordo com a legenda da imagem, as marcas coloridas no verso da embalagem sinalizam se o produto é natural ou químico. Porém essas informações são falsas. É mito.
Sim, nós também esperávamos que fosse mais uma informação que iria nos alertar sobre alguns produtos, mas não. Esses “famosos quadradinhos”, chamados “flashes óptico” não estão relacionadas à composição ou quantidade de ingredientes químicos e/ou naturais. São simplesmente marcas que servem de guia para as máquinas durante a produção, indicando o local para fechar a embalagem, por exemplo. Não se deixe enganar por notícias e imagens. Nem sempre quem escreve é capacitado para tal, confie em quem tem propriedade para falar, no nosso caso: escrever. Precisamos estimular nosso “filtro” para identificar uma provável propaganda enganosa e diferenciar uma informação. Procure sempre ler fontes seguras, informar-se sobre o conteúdo com profissionais. Questione e questione-se sobre o que leu.
Quem nos ajudou a desvendar esse mito foi a farmacêutica, especialista em análises clínica e mestranda em ciências farmacêuticas: Litiérri Razia Garzon.
Adicione Comentário