fbpx
Cruz Alta

1.500 alunos de Cruz Alta recebem kits de alimentação com produtos da agricultura familiar

Siga lendo para saber mais:

Durante a pandemia as aulas estão suspensas na rede municipal, as aulas são híbridas e no intuito de assegurar a alimentação saudável cerca de 1.500 alunos em vulnerabilidade social recebem kits de alimentação. Dessa vez o kit está integralmente composto por produtos oriundos da agricultura familiar de Cruz Alta.

“A agricultura familiar é responsável pela renda de muitas famílias no nosso município e precisamos valorizar estes produtores. É uma maneira de colaboramos para geração de empregos no campo e melhorar o nível da qualidade dos produtos oferecidos para os alunos”, destaca o Secretário de Educação – Moacir Marchesan Júnior.

“Os kits de alimentação distribuídos aos alunos têm a finalidade de manter a segurança alimentar e nutricional durante o período de suspensão das aulas. Os mesmos são elaborados e calculados para que ocorra a entrega de alimentos saudáveis, nutritivos e seguros do ponto de vista higiênico e sanitário, e garantam as necessidades energéticas e nutricionais, respeitando os hábitos alimentares e a cultura local, sejam frescos, preferencialmente in natura ou minimamente processados”, garante a nutricionista da Secretaria de Educação – Patrícia Daltrozo.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE garante que, no mínimo, 30% do recurso destinado a merenda escolar seja destinado as compras da agricultura familiar. O objetivo do programa é oferecer alimentação saudável aos alunos e estimular a agricultura familiar. As compras do PNAE têm gerado renda para 20 famílias de pequenos agricultores de Cruz Alta.

A Emater/RS-Ascar atua orientando os agricultores na produção, elaborando os projetos de venda dos agricultores e fazendo a articulação com as entidades compradoras.

Segundo a Engenheira Agrônoma da Emater, Larissa Reis, a elaboração desse kit da agricultura familiar foi muito importante para os agricultores, pois,  permitiu a entrega de produtos da época que caso não fossem entregues seriam perdidos. “A venda para os mercados institucionais representa um importante canal de comercialização para os agricultores, contribuindo para a geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar”.