fbpx
Corpo e Mente Medicina Vitale

Como controlar a TPM

Alivio da tpmSe você faz parte do grupo das 18,5 milhões de brasileiras que sofrem de tensão pré-menstrual, confira boas alternativas para aliviar os sintomas.

ACUPUNTURA: As agulhas devem ser aplicadas próximas aos seios, nas pernas e no baixo-ventre. Mas só funciona se a técnica for realizada cerca de três semanas antes da menstruação.

AROMATERAPIA: Nos sete dias que antecedem a o sangramento, pingue uma gota de óleo essencial na lateral do travesseiro antes de dormir. Aposte na sálvia para equilibrar os hormônios e na camomila, que diminui a irritação.

FLORAIS DE BACH: O mais indicado é o Rescue. Você ainda pode misturá-lo a outras essências, como mustard (reduz o inchaço e a depressão), cherry plum (evita o descontrole emocional) e olive (contra o cansaço e desânimo).

DIETA: Consuma alimentos ricos em cálcio (como leite e derivados), manganês (legumes, verduras, cereais integrais e fígado) e magnésio (nozes, sementes e frutas cítricas). Evite sal, açúcar refinado e gordura.

Refresco para TPM

Suaviza os incômodos típicos da tensão pré-menstrual como a irritação e dor de cabeça. A soja tem ação sobre a serotonina e ajuda a aumentar a sensação de bem-estar. A levedura por sua vez reduz o inchaço nas mamas.

Quando tomar? No café da manhã, diariamente, 15 dias antes de ficar menstruada.

Ingredientes:
208 calorias
1 copo (200 ml) de leite de soja
1/2 col. (sopa) de semente de gergelim
1/2 col. (sopa) de semente de linhaça
1. col. (café) de levedura de cerveja em pó
1 col (sopa) de adoçante em pó

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador e beber em seguida.