fbpx
Medicina Vitale

Pelé internou, mas não é grave | Entenda o caso

Entenda detalhes do que aconteceu com o Rei Pelé.

Já ouviu falar em Tetania?

Ela acometeu o ex-jogador de 78 anos numa crise cujas consequências são febre e espasmos musculares. Por este motivo, mesmo em agenda em Paris, ele precisou ser internado para estabilizar os sintomas, evitando assim que o caso se agrave.  

Não é a primeira vez que Pelé interrompe uma agenda em função da patologia. Em 2016 ele abriu mão de acender a pira olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro e em 2017 participou de cadeira de rosas do sorteio da Copa do Mundo 2018. Tudo isso por seus problemas de mobilidade.

ENTENDA A TETANIA

Formigamento e adormecimento das extremidades do corpo são os principais sintomas, além das contrações de músculos e da possibilidade de transpiração excessiva e vômitos.

DIAGNÓSTICO

A partir dos sinais clínicos ou pelo fato do médico presenciar uma crise, o que é bem mais raro. Podem ser usadas também uma dosagem do cálcio sanguíneo e um eletromiograma para estudar a atividade espontânea e estimulada de um músculo afetado.

TRATAMENTO

Quando se trata da  deficiência de cálcio as taxas são ajustadas mediante suplementação da substância.
Se a Tetania for um dos elementos da espasmofilia deve ser realizado um tratamento da crise dando segurança ao indivíduo, controle respiratório e eventual tratamento de longo prazo por um psicoterapeuta ou com o uso de medicamentos ansiolíticos quando necessários.

Tags