Quase sempre que iniciamos um planejamento de treinos e novos hábitos alimentares para cuidar da boa forma e da saúde aquela promessa de que nada vai nos abalar acaba surgindo. E aí colocamos em mente que nada será um obstáculo para que a frequência de treinos diminua ou que o plano alimentar seja sabotado.
Com tudo, quando a realidade bate à nossa porta e surgem os problemas e compromissos no dia a dia, e nos sentimos estressados, desanimados ou sobrecarregados, é difícil encontrar uma motivação para não faltar a academia, e cumprir a promessa feita lá atrás pode se tornar uma tarefa bastante difícil.
Difícil, mas não impossível. Compreendendo como seu corpo e sua mente funcionam e aliando algumas técnicas é possível parar, pensar e reverter essa situação. Confira três métodos de motivação que você pode utilizar para melhor o seu foco, sua energia e sua vontade de seguir em frente:
- Comemorar as pequenas vitórias
Uma das razões para a falta de motivação em relação ao treino é o fato do objetivo final parecer muito longe de ser alcançado. No entanto, olhar para aquele algo maior que se deseja alcançar pode desviar o foco das pequenas conquistas alcançadas que deveriam ser motivos de comemoração.
Por exemplo, pode ser que você ainda não tenha eliminado todo o peso que deseja ou que não tenha construído todos os músculos que estabeleceu como meta, mas se já está malhando há um tempo certamente se sente com mais disposição e está com um condicionamento físico melhor do que quando era sedentário, não é mesmo?
Então, por que não celebrar essas pequenas conquistas? Afinal, é a cada pequeno passo concretizado que você fica cada vez mais perto do seu objetivo final. Aprender a fazer isso é uma das chaves para ficar mais estimulado.
Uma dica da PhD e autora do livro The Diet Trap Solution (A Solução para a Armadilha da Dieta, tradução livre) Judith S. Beck é dar feedbacks positivos a si mesmo. “Dê a si próprio o dobro de crédito quando você fizer algo positivo em direção ao seu objetivo, mesmo quando você não estiver a fim”, completou.
A especialista também explicou que ao reconhecer as pequenas vitórias alcançadas, você ativa o centro de recompensa do seu cérebro, o que reforça a sua autoconfiança e, por consequência, te deixará mais motivado a seguir em frente com o que propôs a fazer com o seu corpo.
- Aprender a dizer não
Ter uma alimentação mais saudável não significa nunca mais saborear aquele quitute ou guloseima que não é tão amigo assim da saúde e boa forma que a gente tanto ama. Mas isso também não significa que você pode ceder à tentação todas as vezes que a vontade aparecer.
A mesma ideia vale para o treino. Enquanto existem situações em que realmente não dá para comparecer à sessão de exercícios, como compromissos importantes no trabalho ou problemas de saúde, não se pode para usar qualquer atividade que pode ser feita em outro horário como desculpa para não ir malhar.
É preciso aprender a dizer não a si mesmo quando aquela vontade de deixar a malhação ou a disciplina em relação à alimentação insistir em aparecer e manter-se firme à meta que foi traçada lá no início. “Dizer a si mesmo que não é certo ignorar os seus objetivos envia uma poderosa mensagem ao seu cérebro que o seu compromisso com a sua saúde e boa forma não é negociável”, afirmou a especialista Judith S. Beck.
Ao não se permitir deixar a promessa que fez a si próprio de lado por razões superficiais, você não tem alternativa a não ser seguir em frente e abandonar o comportamento de autossabotagem.
- Buscar ajuda
Uma pesquisa publicada no ano de 2010 no International Journal of Behavorial and Physical Activity (Jornal Internacional de Comportamento e Atividade Física, tradução livre) mostrou como a motivação e o aconselhamento são importantes na hora de mudar a alimentação.
No estudo, metade de um grupo formado por 80 mulheres recebeu conselhos sobre técnicas para estabelecer metas, de como redigir um diário e orientação em relação à perda de peso, enquanto o restante das participantes apenas recebeu dicas de dieta.
Todas as mulheres perderam peso, porém, aquelas que receberam o maior aconselhamento tiveram um sucesso significativamente maior do que as outras.
Sendo assim, para seguir firme vale a pena ter um amigo com quem conversar sobre a evolução com os exercícios e a dieta e buscar ajuda profissional para receber as melhores recomendações em relação a como obter sucesso na jornada.
Adicione Comentário