Ouça este conteúdo
Dry Needling na fisioterapia: um botão capaz de resetar o músculo
Na busca incessante por métodos terapêuticos eficazes, a fisioterapia vem se reinventando para oferecer aos pacientes alternativas inovadoras que promovam o alívio sintomático e uma recuperação eficiente. Nesse contexto, o agulhamento a seco, ou Dry Needling, surge como uma técnica promissora capaz de revolucionar o tratamento de dores musculares e disfunções neuromusculares.
O procedimento visa estimular pontos-gatilho musculares para induzir o relaxamento, melhorar a amplitude de movimento e aumentar o fluxo sanguíneo. O tratamento é indicado para diversas condições, incluindo fibromialgia, dores de cabeça, dor lombar, dor miofascial, tendinites, dores articulares, lesões esportivas e outras disfunções musculoesqueléticas.
Botão para resetar o músculo?
Imagine um botão capaz de resetar o músculo: essa é a função da inativação do ponto-gatilho.
Esse método destaca-se por sua eficácia no tratamento de pontos-gatilho, conhecidos por serem responsáveis pelas dores musculares agudas e crônicas. Ao inserir cuidadosamente as agulhas nos pontos específicos, ocorre uma resposta neurofisiológica que promove a liberação de substâncias analgésicas, proporcionando alívio imediato da dor.
As agulhas utilizadas são as mesmas da acupuntura, esterilizadas e de aço inoxidável, mais finas que um fio de cabelo humano e por isso, não causam dor. Porém, enquanto na acupuntura a pessoa pode sentir um leve formigamento, no agulhamento a seco a sensação descrita é de como se o músculo se agarrasse a agulha, seguida por um momento de relaxamento muscular, logo ao final da sessão.
O melhor resultado e a segurança do procedimento estão intrinsicamente ligados a realização do mesmo com profissionais qualificados, sendo necessária uma avaliação individualizada de cada paciente para determinar a aplicação precisa do Dry Needling, adaptando-a às necessidades específicas de cada caso.
O que é o ponto gatilho?
É um nódulo palpável e hipersensível que causa dor e limitação funcional nos músculos. Sendo a principal causa de disfunções musculoesquelética, acompanhadas de dor, espasmo, rigidez e fraqueza muscular em 30 a 85% dos casos.
Localizado nas bandas musculares, está associado ao encurtamento dos sarcômeros por disfunção bioquímica, alteração do pH, hipóxia ou aumento da concentração da substância P (um neuropeptídeo que regula numerosas funções biológicas).
Principais benefícios do Dry Needling
A abordagem é rápida, eficiente e, ao contrário de algumas terapias convencionais, pode proporcionar alívio imediato, permitindo que os pacientes retomem suas atividades diárias com maior conforto e mobilidade. Como parte integrante de uma abordagem abrangente de fisioterapia, permite ser combinado com outras técnicas para potencializar seus efeitos benéficos. A personalização do tratamento é fundamental para garantir resultados positivos a longo prazo.
O Dry Needling induz uma resposta local e central capaz de estimular o metabolismo da região, o que se traduz em uma redução de sensibilização periférica e central de dor. O tratamento provoca sensibilidade reduzida e ativa mecanismos de controle descendente no cérebro e na medula espinhal. Como consequência, aumenta o limiar de dor e amplia a capacidade de movimentação de pacientes afetados por disfunções musculoesqueléticas.
Existem ainda algumas evidências de que a técnica seja capaz de alterar a atividade neuromuscular disfuncional dos músculos, o que produz efeitos como redução do tônus e reajuste das vias neuroquímicas.
Emergindo como uma técnica inovadora e eficaz na fisioterapia, o procedimento oferece uma alternativa promissora para o tratamento de dores musculares e disfunções neuromusculares. Sob a orientação de profissionais qualificados, essa abordagem pode proporcionar alívio rápido e duradouro, contribuindo significativamente para a qualidade de vida dos pacientes.
Bruna Durigon Keller
Fisioterapeuta | CREFITO 5-96291
(55) 9 9158 5495
Adicione Comentário