fbpx
Moda Vitale

Jeans colorido que gasta menos água na fabricação, saiba tudo sobre

Quem diria que um passo tão grande rumo a sustentabilidade seria dado em tempo record?

Por dispensar o processo de tingimento, o novo jeans usa menos água na fabricação. O algodão é produzido pela Embrapa, na Paraíba.

Esse produto será o primeiro jeans brasileiro fabricado a partir de algodão colorido idealizado pela empresa paraibana Natural Cotton Color, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A presidente da empresa, Francisca Vieira, contou que o jeans de algodão colorido teve uma boa aceitação em uma feira têxtil, realizada em Paris, que apresenta as principais tendências em tecidos.

“Se o nosso denim tiver a aceitação no mercado como teve na ‘Première Vision Paris’, será uma revolução na indústria do jeans, até porque ele não é azul e não deixa rastros de tinta em lugar nenhum”, declara.

CURIOSIDADES

 
Segundo Luís Sávio Pinheiro, gerente de tecnologia do Instituto Senai, “para produzir uma calça jeans azul no Brasil são necessários entre quatro mil e 11 mil litros de água em toda a cadeia de produção, desde a irrigação ao beneficiamento e acabamento do produto. Já o algodão colorido, não é irrigado e não necessita de tingimento. Portanto, consome menos água”, comparou.

Colorido por natureza

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é article.jpg

Em paralelo, a Embrapa e instituições de pesquisa de outros 19 países, seguem buscando obter o algodão colorido azul por meio da biotecnologia, o chamado “gene for jeans” (gene para jeans).

“Como não existem plantas de algodão colorido azuis na natureza, esse processo não pode ser obtido por melhoramento genético convencional como é o caso das nossas cultivares”, explica Carvalho.

Para ele, o algodão azul seria uma grande contribuição da ciência para o mundo da moda, pois reduziria significativamente o uso de tinta na indústria têxtil. “Isso sem dúvida seria um grande avanço, pois o mundo inteiro fabrica jeans e se gasta muita tinta e água para a produção do tecido”, afirma.

Uma boa para a sustentabilidade e para nós!