Tendinite é a inflamação, lesão e inchaço de um tendão. Em qualquer parte do nosso corpo, onde temos um músculo, a porção final dele (mais fibrosa) que fará a sua ligação ao osso é o que chamamos de tendão.
Dessa forma, a tendinite pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas alguns locais são mais frequentemente afetados como:
- Pulso
- Ombro
- Cotovelo
- Quadril
- Calcanhar
Causas
A tendinite pode acontecer como um resultado de lesão, excesso de uso ou envelhecimento, uma vez que o tendão vai perdendo a elasticidade. A mais comum é em função de esforços repetitivos.
Sintomas de Tendinite
Os sintomas mais comuns da tendinite são:
- Dor localizada no tendão afetado que piora ao toque e com o movimento;
- Sensação de queimação que irradia;
- Dor principalmente à noite;
- Inchaço no local afetado;
- Em grau mais avançado, pode haver perda de força do tendão afetado. Ex: dificuldade em elevar o braço na tendinite de ombro.
- Estes sintomas podem ser mais intensos especialmente após repouso prolongado do membro afetado pela tendinite. Por isso, em geral à noite a dor é mais acentuada.
Tratamento de Tendinite
O objetivo do tratamento para tendinite é aliviar a dor e reduzir a inflamação. Uma dica é o repouso ou imobilização dos tendões afetados. A aplicação de gelo na área afetada também pode ajudar muito, mas nem pensar em colocar bolsa de agua quente, o calor pode aumentar a inflamação! Medicamentos anti-inflamatórios, devidamente prescritos pelo médico, também podem reduzir a dor e a inflamação. Além de todos esses procedimentos, é necessário um tratamento de fisioterapia para restaurar a habilidade do tendão de funcionar corretamente, agilizar a cura e prevenir lesões futuras. Raramente é necessária uma cirurgia para remover fisicamente o tecido inflamatório ao redor do tendão.
Profissões mais afetadas pela tendinite
Os profissionais mais comumente afetados pela tendinite são aqueles que realizam movimentos repetitivos para desempenhar a sua função. Por exemplo: telefonista, operário de máquinas, pianistas, guitarristas, bateristas, bailarinos, atletas como tenistas, jogadores de futebol, voleibol e handebol, digitadores e cabeleireiros.
Prevenção
A melhor forma de se prevenir da tendinite é tomando alguns cuidados, tais como:
- De manhã, antes de sair da cama, devemos nos espreguiçar bem para “acordar” os músculos;
- Todas as manhãs, criar uma rotina de alongamentos antes de ir trabalhar;
- Quem trabalha muito com computador e faz movimentos repetitivos deve sempre parar uns minutos e se alongar para evitar a LER (lesão por esforço repetitivo);
- Antes de começar uma rotina de exercícios, condicionar os músculos, ou seja, sempre fazer aquecimento e alongamento antes de começar qualquer atividade física.
Adicione Comentário