Em menos de quatro meses desde que a Sociedade Hospital Panambi passou a realizar cirurgias de Catarata já foram realizados 52 procedimentos cirúrgicos para correção da Catarata. Quem realiza os procedimentos é a médica oftalmologista Patrícia Mesquini com apoio da equipe do Hospital de Panambi e gestão da Secretaria Municipal de Saúde.
Desta forma, Panambi esta prestes a se tornar referência na área. O prefeito Daniel Hinnah comenta “a regulação estadual do SUS era e continua sendo demorada, mas o município viabilizou que fossem agilizados os procedimentos aqui mesmo” afirma.
Descubra se colírio na gravidez pode mesmo afetar o bebê
SAIBA MAIS SOBRE A CIRURGIA DE CATARATA
A catarata e um processo de opacificação do cristalino (uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris). Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho. Ou seja, o único tratamento para a catarata é a cirurgia. Na cirurgia são feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata.
EXAMES NECESSÁRIOS
São vários, mas destacam-se: acuidade visual, fundo do olho, pressão intraocular, topografia da córnea, ultrassonografia do globo ocular e um exame para cálculo da lente intraocular a ser implantada.
CUIDADOS PÓS CIRÚRGICOS
Depois do procedimento o paciente volta para casa e deve ficar sentado confortavelmente. Geralmente a visão retorna ao normal em poucas horas, e o paciente volta as atividades normais após poucos dias, não podendo praticar atividades (incluindo esportes e dirigir). Além disso, outros cuidados devem ser tomados com os olhos, como:
- Esfregar jamais
- Não coçar
- Nada de dormir sobre o olho operado nos primeiros dias pós-operatório
- Zero esforço físico.
Leia também: Conjuntivite: tipos, causas e sintomas
Adicione Comentário