Ela é tradicionalmente considerada uma doença das articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não traumático, que acomete pessoas mais velhas. Porém, pode também manifestar-se em crianças, jovens e adultos.
Na verdade, a palavra reumatismo serve para designar inúmeras enfermidades, mais de cem. Descritos por Hipócrates, séculos antes de Cristo, os diversos tipos podem manifestar-se em pessoas de qualquer idade: crianças, jovens adultos e idosos.
As articulações são o local preferencial dos reumatismos. A doença articular mais frequente é a artrose, onde a cartilagem articular é o componente envolvido, havendo desgaste da mesma, podendo ocasionar deformidades nos dedos das mãos e dor em diferentes articulações, como dor em joelhos e quadril durante caminhadas e ao subir e descer escadas.
A coluna vertebral consiste de uma pilha de articulações, onde as vértebras articulam-se entre si, podendo também ser acometida por artrose, mais comumente a partir dos 40 anos. A maioria terá alterações em exames de raio x, porém sem sintomas clínicos. Outra doença reumática na coluna vertebral é a espondilite anquilosante, ocorrendo muito em homens jovens.
Outra doença tratada pelo reumatologista é a osteoporose. Uma doença do metabolismo do osso em que ocorre um estado de fragilidade podendo ocorrer fraturas. Mais frequente em mulheres perimenopáusicas sendo importante o diagnóstico precoce, pois evolui de maneira silenciosa.
Artrite reumatóide é uma doença que se caracteriza por artrite e rigidez matinal importante (o paciente acorda “entrevado”). Seu tratamento evoluiu nos últimos anos e, se não diagnosticada e tratada adequada e precocemente, levará a deformidades articulares e muitas vezes irreversíveis. Outra doença, conhecida, é a gota, sendo mais comum em homens a partir dos 40 anos e pode estar associada a problemas de colesterol, coração e pressão alta.
Há reumatismos que as articulações não são envolvidas de maneira principal. Exemplos: esclerodermia (inflamação e espessamento da pele e outros órgãos), a dermatopolimiosite (inflamação da pele e músculos, provocando fraqueza muscular) e as vasculites (inflamação das artérias ou veias).
Vê-se, então, que “reumatismo” engloba uma série de doenças com diferentes sintomas. Há tratamentos eficazes, que podem modificar o curso das doenças e proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Dr. Andrei Lottermann
SReumatologista
Adicione Comentário