Febre alta, esse foi o motivo fez os pais do pequeno Arthur Lula da Silva o levarem ao Hospital Bartira em Santo André na manhã desta sexta-feira, 01 de março. Na ocasião, garoto de 7 anos, neto do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com Meningite meningocócica, o mesmo não resistiu e veio a falecer.
Entenda a doença:
Ela inclui o quadro das infecções causadas bacterianas, no caso a Neisseria meningitidis. A doença ocorre porque essa bactéria cai na corrente sanguínea, fazendo com que os vasos se dilatem. E pasme, afeta cerca de 500 mil pessoas por ano no mundo e cerca de 50 mil morrem em virtude dela. Entre os sintomas estão não apenas a febre alta como no caso de Arthur, mas dor de cabeça forte, rigidez no pescoço e nuca. Além desses, em alguns casos também causa manchas arroxeadas e dores pelo corpo, calafrio, diarreia, fadiga e mãos e pés frios.
Possíveis sequelas
*Perda da visão ou audição;
*Problemas cerebrais graves;
*Dificuldade em aprender;
*Paralisia dos músculos;
*Problemas cardíacos
Como se proteger
A prevenção pode ser feita com o uso de vacinas para meningite incluídas no calendário de vacinação da criança, assim como outros cuidados como:
*Evitar locais aglomerados;
*Manter os cômodos bem ventilados;
*Evitar lugares fechados.
Confira o calendário vacinal obrigatório até os 4 anos, clique aqui:
Adicione Comentário