As dúvidas das futuras mamães são sempre muitas. O formato da barriga pode indicar o sexo do bebê? É proibido lavar a cabeça do recém-nascido? Quando se tem azia, é sinal de que o bebê irá nascer cabeludo? Cerveja preta e canjica fazem aumentar o leite? Essas são algumas das questões mais tradicionais sobre a gestação e o nascimento do bebê. São ritos ou superstições que permanecem, mas que, segundo o médico ginecologista e obstetra Dr. Ricardo Severo, são mitos.
O Dr. Ricardo foi o convidado do Encontro Gestante Feliz do mês de outubro, realizado na noite de segunda-feira (13), no Anfiteatro do Hospital Santa Lucia. Ele falou sobre as “Dúvidas e mitos da gestação, parto e pós-parto”, além de fomentar a “Importância do Pré-Natal”.
Dentre as principais dúvidas estavam as diferenças entre o parto normal e a cesárea, como o tempo de recuperação e a cirurgia propriamente dita. O médico também trouxe detalhadamente questões sobre o trabalho de parto. “Se a bolsa romper, por exemplo, é preciso ir diretamente ao hospital, mas não com tanta pressa, pois o trabalho de parto tem duração média de 8h”, explica. Ele também esclareceu sobre as contrações. Segundo Dr. Ricardo, existem as contrações que indicam o trabalho de parto e as contrações de treinamento. “As contrações que indicam o trabalho de parto são regulares e dolorosas. Elas iniciam no útero e se espalham para baixo, com a função de empurrar o bebê. Já as contrações de treinamento ocorrem entre a 24ª e 28ª semana de gestação. Não pegam ritmo e nem aumentam de intensidade, além de só atingirem um local da barriga”.
O ginecologista ainda explicou como é feita a cesárea, e deu dicas que minimizam a flacidez da barriga. “Basta ter uma dieta equilibrada e usar creme hidratante na barriga, isso irá ajudar com que ela dilate e retorne ao tamanho normal de forma mais fácil”. Ao final do Encontro, Dr. Ricardo fomentou a importância do pré-natal, ou seja, as consultas mensais com o ginecologista durante a gestação. “Esse é o momento que a mãe tem para esclarecer suas dúvidas, além de definir o seu estado de saúde e do bebê e ter certeza da idade gestacional”. É no pré-natal que também são solicitados exames laboratoriais – mais de 10 – e realizado exame físico – pesagem, vigilância da pressão arterial e da altura uterina, e o batimento cárdiofetal.
O próximo encontro esta previsto para o dia 04 de novembro. O Gestante Feliz é promovido pelo Hospital Santa Lucia, em parceria com a Loja Barriga Verde e Colégio Franciscano Santíssima Trindade. A atividade é gratuita, não necessita de inscrição prévia e qualquer mamãe pode participar.
Assessoria de comunicação Hospital Santa Lucia.
Adicione Comentário