Esteatose é o acúmulo silencioso e gradual de gorduras no fígado provocado, na maioria das vezes, pela obesidade e sobrepeso. Outros fatores de risco podem desencadear a doença, como o diabetes mellitus tipo 2, as dislipidemias e a síndrome metabólica.
Quem explica tudo sobre a doença e as dicas pra acabar com a gordura no fígado é a nutricionista Gabriela de Borttoli.
Essa doença do fígado, mais comum nos países industrializados ocidentais, acomete normalmente pacientes entre 40 e 50 anos.
Obesos apresentam esteatose em cerca de 50% dos casos e nos indivíduos com diabetes tipo 2 e resistência à insulina sua prevalência é de 25 a 69%.
>> Leia aqui 4 receitas de shot tropical
SINTOMAS E TRATAMENTO
Na maioria dos casos os pacientes são assintomáticos, embora alguns apresentem fadiga, mal-estar e desconforto abdominal.
Em geral o diagnóstico acontece incidentalmente por exames de imagem abdominal (ultrasom, tomografia e ressonância) ou testes laboratoriais.
Tanto o tratamento quanto a prevenção estão relacionados à mudança de hábitos e ao controle do peso corporal. Como na maioria dos casos ela está associada a um grande aumento de peso, a redução do percentual de gordura e da circunferência abdominal é de vital importância.
Dicas para reduzir a gordura no fígado:
Na alimentação:
– Reduza o volume das refeições;
– Aumente a ingestão de legumes e verduras;
– Evite o consumo de alimentos industrializados, fritura e álcool;
– Adicione gorduras boas na rotina alimentar (castanhas, linhaça e azeite);
– Evite a gordura da carne e consuma mais carnes brancas;
Com a suplementação:
– L-carnitina: alguns estudos mostraram bons resultados do uso deste suplemento para a redução da gordura hepática
– Laranja mouro: devido à sua potente ação antioxidante, pode proporcionar a melhora significativa na redução do acúmulo de gordura no fígado e na redução dos níveis sanguíneos de triglicerídeos.
Adicione Comentário