fbpx
Medicina

Alerta máximo: dengue volta a ser prioridade para o governo do estado

A Secretaria da Saúde (SES) emitiu nesta sexta-feira (22/04) um alerta epidemiológico sobre a dengue. Essa declaração tem por objetivo reforçar a mobilização de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, já que os casos da doença aumentaram exponencialmente desde o início do ano.

Esse período do ano é naturalmente o de maior incidência de infecções, mesmo assim, os dados são extremamente preocupantes: 435 dos 497 municípios gaúchos já registraram casos de dengue. O maior número desde que o governo estadual começou a monitorar a doença, em 2000. Além disto, este ano já foram registrados mais do que o dobro do número de casos no Rio Grande do Sul no mesmo período de 2021. O Estado também já tem cinco mortes e 2.252 casos confirmados. Vale ressaltar que 177 municípios estão em alerta pelo número de infectados.

Diante disso, o estado pretende adotar medidas mais fortes para inibir o grande potencial epidêmico da doença. Como a publicação periódica de boletins informativos com as informações mais importantes sobre o avanço das infecções.

Sobre a dengue:

Dengue é uma doença febril grave causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti. O Brasil convive com o vírus desde 1986 e até hoje não existem vacinas eficientes para a prevenção da contaminação.

Dessa forma, a melhor maneira de evitar a infecção ainda é impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Por isso, elimine toda e qualquer água parada, pois ela pode tornar-se um possível criadouro. Revise seus vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

As medidas individuais de prevenção já são de conhecimento geral, mas a ampla divulgação do nível alarmante de casos é essencial para que a população se preocupe e relembre de tomar essas atitudes a fim de evitar a proliferação da dengue no estado.

Portanto, compartilhe essa matéria para lembrar um amigo de conferir os potenciais criadouros em casa. Faça a sua parte!