fbpx
Medicina

Alergia: jovem está na UTI após cheirar pimenta, entenda o caso

Reações alérgicas em pauta

A jovem de 25 anos Thais Medeiros de Oliveira está diagnosticada com edema cerebral segundo dados da Santa Casa de Anápolis e na sequência fará um exame para avaliar o cérebro. Apesar de ainda estar em estado grave, apresentou melhora do quadro respiratório. A mãe da jovem, Adriana Medeiros, contou que ela passou mal após cheirar pimenta bode.

ENTENDA O CASO

De acordo com o hospital Thais é asmática e deu entrada após ter uma parada cardiorrespiratória e chegou a ser intubada. Em função da febre continua sedada/entubada.

Thais passou mal na sexta-feira (17), por volta de 12h, de acordo com o namorado da jovem, Matheus Oliveira, ela estava almoçando na casa dele quando aconteceu a situação.

“Ela estava na cozinha e entraram em assunto de pimenta. Então ela passou a pimenta no nariz e cheirou. A garganta dela começou a coçar e, logo em seguida, ela já foi perdendo as forças. E a levamos para o hospital”, explicou.

Segundo a mãe da jovem, Adriana Medeiros, ela nunca tinha tido um quadro grave de reação alérgica. Segundo ela, a jovem teve contato com “pimenta bode”.

PIMENTA E ALERGIA

Esse tipo de alergia é raro, há alguns tipos de pimentas que são mais comuns pessoas terem alergia. Entre elas a pimenta-preta, também conhecida como pimenta-do-reino. Uma médica em entrevista ao G1 cita que a pimenta malagueta e a pimenta-da-jamaica.

Além da pimenta, especiarias que a alergista menciona como comuns de despertarem alergias são o curry e a noz moscada.

COMO SÃO AS REAÇÕES ALÉRGICAS?

Se manifestam de duas formas:

Local
É a reação mais leve, que se manifesta em locais específicos.
Sintomas:
Formigamentos na língua, alergia perioral, que são “erupções” no rosto, como “bolinhas” ao redor da boca, tosse, coriza, entre outros.

Anafilaxia
É a reação alérgica grave aguda, que pode acontecer de forma imediata ou algumas horas após o contato da pessoa com algum componente que ela seja alérgica, como a pimenta.
Sintomas: Quando há o comprometimento simultâneo de mais de um sistema (cardiovascular, respiratório, pele, gastrointestinal, entre outros), apresentando uma combinação de sintomas.

Como exemplo, quando a pessoa apresenta inchaços e problemas respiratórios, inchaços e problemas gastrointestinais, como vômitos, dores abdominais e diarreia, coceira e problemas respiratórios, entre outras combinações. Também pode ocorrer quando apenas um sistema do corpo é comprometido, mas de forma grave, como um edema de glote, que é quando a pessoa tem o inchaço na garganta.

O que fazer quando tiver uma reação alérgica a pimenta?

As alergistas e imunologistas recomendam que, as pessoas que já sabem possuir alergias tenham um – plano de ação orientado pelo médico.

Nos casos mais leves, que causam reação alérgica envolvendo apenas um sistema do organismo, apenas alguma coceira, deve ter com ela algum tipo de antialérgico. Já nos casos mais graves, que envolvem dois ou mais sistemas do corpo, é preciso carregar uma caneta de adrenalina autoinjetável (indicada pelo médico e aplicada o mais rápido possível).

Já quando a pessoa não sabe que tem determinada alergia, é preciso ficar atento aos sintomas para que seja possível buscar o médico, quando necessário. A emergência deve ser visitada no ato.