Com a chegada do inverno, a estação mais fria do ano, problemas muito comuns como umidade e mofo decidem aparecer. Mas, com cuidados e organização se pode aproveitar o aconchego do lar.
Nesta época, coloca Raquel Boufleur, personal home, deve-se redobrar a atenção em todos os cômodos da casa, principalmente àqueles que cuja incidência solar é mínima ou totalmente ausente.
Para começar os cuidados a atenção deve ser voltada a paredes e teto que devem ser lavados com água sanitária evitando a proliferação do mofo. Para combater ácaros, o sol é um grande aliado. “A luz solar deve ser aproveitada ao máximo. Assim, roupas de cama, travesseiros, cobertores e edredons precisam ficar expostos sempre que possível”, explica Raquel, lembrando que condicionadores de ar, aquecedores e lareiras, além de serem um convite às delícias da estação, desumidificam os ambientes.
Quanto aos roupeiros, é importante abrir as portas e gavetas para arejar e ventilar o interior deles. É importante saber que não se guardam roupas em sacos plásticos. “São preferíveis os sacos de tecido, principalmente os de TNT que possibilitam a ventilação”. Se as peças forem brancas, o ideal é embrulhá-las em papel de seda azul para mantê-las claras e impedir que a incidência da luz provoque manchas amareladas.
Para ter o armário e roupeiro organizados, Raquel sugestiona o uso de vários acessórios como caixas transparentes para sapatos e botas, as quais ajudam na visualização e não deixam as impurezas vindas da rua se espalhar pelo roupeiro. “Além dessas caixas, temos divisores de gavetas, cabideiros específicos para echarpes, cintos e gravatas. Tudo devidamente identificado e ao alcance das mãos para facilitar a agitada rotina e melhorar o layout interno dos roupeiros e closets”.
Aromas e velas perfumadas retiram do ar os odores indesejáveis deixando a casa cheirosa e agradável. Raquel ressalta: “tais aromas devem ter notas suaves para não impregnar o ambiente. O inverno chegou, e nada melhor que experimentar novas sensações e nos aproximar de quem gostamos”. Já dizia Edith Sitwell, “inverno é tempo para conforto, para comida boa e calor, para o toque de uma mão amigável e para uma conversa ao lado do fogo: é tempo para casa”.
Adicione Comentário