Ouça este conteúdo
Conseguir executar tarefas cotidianas por conta própria sem o auxílio de terceiros é uma das principais preocupações que surge conforme o tempo vai passando. A diminuição da massa e força muscular, bem como do equilíbrio, da função motora, sensorial e cognitiva afeta diretamente a funcionalidade e a qualidade de vida, majorando a morbidade, a dependência e os riscos de quedas.
O lado bom que trago aqui é que a fisioterapia possibilita passar a fase idosa e alcançar a anciã de forma leve, saudável e com autonomia, ou seja, executando ações corriqueiras com tranquilidade e segurança nos movimentos e de preferência sem dor.
Além do impacto físico positivo de conseguir executar atividades do dia a dia, a saúde mental do idoso também agradece, evitando assim quadros de depressão e ansiedade por não se sentir capaz.
Que o processo de envelhecimento traz mudanças você já sabe, o que precisamos estar cientes é da possibilidade que exercícios diários tem de fortalecerem o seu corpo e melhorarem o seu equilíbrio. Garantindo assim uma melhora na capacidade cardiovascular, pulmonar, óssea e articular e proporcionando bem-estar, qualidade de vida e independência nessa fase.
A fisioterapia geriátrica é um complemento no tratamento de diversas doenças como artrite, artrose, recuperação de fraturas, dores musculares e tantas outras. As atividades propostas nas sessões, além de auxiliarem na melhora destas patologias e no processo de reabilitação, potencializam os resultados da medicação proposta pelo médico e contribuem para uma recuperação mais rápida, assim como para a diminuição do desconforto causado pelas dores.
Aliada a prática de atividade física orientada por um educador físico capacitado, a fisioterapia na fase idosa e anciã estimula o equilíbrio estático e dinâmico e potencializa a máxima funcionalidade do corpo. Prevenindo e melhorando dessa forma a fraqueza muscular, as alterações posturais e a flexibilidade das articulações, sempre respeitando os limites de cada paciente.
Tudo isso contribui para diminuir os riscos de quedas e das lesões mais graves que podem ser provocadas por elas, bem como potencializa a recuperação de machucados e patologias, tornando o processo de melhora mais rápido e tranquilo, tanto para o idoso quanto para todos os seus familiares.
Reestabelecer o equilíbrio e aperfeiçoar os reflexos também inclui os propósitos da fisio geriátrica, afinal de contas, a coordenação pode ser afetada pelo envelhecimento ou ainda por doenças como o Parkinson.
A fisioterapia geriátrica é uma ferramenta indispensável para dias melhores e para viver uma vida plena, em suas funções, atribuições e felicidade. Usufrua dos benefícios dela para envelhecer bem e com autonomia!
Bruna Durigon Keller
Fisioterapeuta | CREFITO 5-96291
(55) 9 9158 5495
Adicione Comentário