No intuito de auxiliar os profissionais da saúde pública, o Curso de Farmácia da Unicruz tomou essa iniciativa em virtude ao aumento do número de casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul e à escassez de álcool em gel no mercado.
O pedido surgiu da Secretaria de Saúde de Cruz Alta que tem dificuldade para adquirir o álcool em gel pronto. Desta forma, a Unicruz prontamente atendeu ao pedido e recebeu do Poder Executivo 415 litros de álcool etílico com 96% de concentração, e o curso de Farmácia complementará o restante dos elementos necessários para a fabricação.
>> Leia também: Dicas para aumentar a sua imunidade
“A Universidade entrou com a doação dos demais insumos, como Carbopol [polímero acrílico] para manufaturarmos o álcool em gel. Estimamos produzir cerca de 160 quilos do produto”, explica a professora Josiane Woutheres Bortolotto. Durante o processo, ela conta com o apoio de um pequeno grupo de docentes e profissionais no Laboratório de Farmacotécnica do Campus Universitário.
A equipe reduzida se dá por conta das orientações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS). Eles também converterão uma quantidade de álcool etílico de 96% para 70% de concentração, o que o torna adequado para desinfecção de superfícies.
Os materiais fabricados serão encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde para que possam ser utilizados por quem está atuando no atendimento de pacientes com Covid-19.
Adicione Comentário