Os dias mais quentes pedem atividades ao ar livre com muito banho de sol! Mas precisamos tomar alguns cuidados com a exposição solar, pois ela pode favorecer o aparecimento de alguns problemas de pele como micoses, herpes e brotoejas. Quando o indivíduo já tem o vírus do herpes no organismo, o sol acaba propiciando o aparecimento das crises, principalmente de herpes labial, que resultam naquelas bolhinhas d’água, como se fossem cachos de uva. É importante lembrar que elas são altamente transmissíveis. Para se prevenir, é importante utilizar protetor labial com filtro solar com fator de proteção não inferior a 30. Pode-se usar várias vezes por dia, a cada 2 horas.
Já a brotoeja ocorre quando há obstrução das glândulas sudoríparas, o que impede a saída do suor. Elas são mais comuns em crianças, que transpiram mais, principalmente se utilizarem roupas fechadas. A pele fica avermelhada e as lesões aparecem mais no tronco, pescoço, dobras das pernas e tórax. Procure deixar as crianças com roupas mais leves e em locais ventilados. Para amenizar os sintomas, a mãe pode colocá-lo numa banheira com água e maisena, pois o amido consegue secar as erupções.
>>Leia também: Gestante, saiba como se alimentar com saúde
Em relação à micose, o ideal é evitar sentar diretamente na areia ou ficar com roupa de banho molhada por muito tempo no corpo. O pé de atleta, que é a micose entre os dedos dos pés, acontece geralmente porque o indivíduo colocou calçado com os pés ainda úmidos. O ambiente de calor e umidade é ideal para o fungo se instalar. No calor, tente não repetir os sapatos. Após chegar do trabalho, coloque-o para tomar um ar e, no dia seguinte, utilize outro par.
Adicione Comentário