A natação em dias mais frios proporciona benefícios incríveis à saúde
Com o frio o corpo se contrai, o fluxo sanguíneo diminui, surge a indisposição para acordar, trabalhar ou simplesmente movimentar-se. A imunidade fica reduzida, o stress aumenta e o apetite também, sem contar a alteração no humor.
Pois é, o inverno e o frio trazem algumas complicações, mas, para abrandar ou até mesmo acabar com estes “sintomas”, basta praticar uma boa atividade física durante os meses de frio, que tal a natação?
A natação é um esporte que trabalha todos os grupamentos musculares, ajuda a reduzir a gordura corporal, alivia as tensões do dia-a-dia e ajuda a recuperar lesões. De acordo com a educadora física Elaine Oliveira, ao nadar os estilos desse esporte (crawl, costas, peito e borboleta), a pessoa trabalha todos os grupamentos musculares com a água amortecendo os impactos – prevenindo lesões e recuperando-as.
Sua prática no inverno traz benefícios incríveis. No entanto, algumas pessoas não se convencem da continuidade das aulas neste período e acabam aderindo a “preguiça de inverno”. “Nesta época do ano, o organismo necessita de mais energia para manter o aquecimento corporal, assim, passa-se a comer mais alimentos calóricos e quentes, os quais causam aumento do peso corporal total e prejudicam todo o esforço realizado nas aulas durante o calor”, explica Elaine. Com o fim da temporada de calor, muitos alunos de academia interrompem seus programas de atividade física – principalmente os praticantes de natação e hidroginástica. Isto acontece pela falta de informação sobre a atividade nos dias mais frios, mas você pode ficar por dentro e mergulhar nesta prática:
Você sabia que quem pratica natação tem a saúde mais resistente e fica menos suscetível a doenças? A professora Elaine explica:
– A prática de natação no inverno previne e aumenta a resistência a viroses, resfriados, gripes, sinusites e bronquites. Os médicos confirmam que não há contra-indicação no exercício da natação, principalmente em piscinas térmicas.
– Nadar no inverno também produz anticorpos para tornar o organismo mais resistente contra as mudanças de temperatura. Porém, é importante se cuidar, levando à beira da piscina chinelos e roupão ou toalha, para se proteger e amenizar a sensação de frio”.
– A aula de psicomotricidade na água melhora a capacidade física de crianças, através do aprendizado por método lúdico, adaptação ao meio aquático, recreação na água, noções de salvamento e reboque na água.
– Os exercícios realizados na piscina ajudam a aumentar a entrada de ar nas vias respiratórias por causa da maior umidade relativa do ar. Além disso, a água funciona como um vasodilatador, que facilita a circulação sanguínea e o trabalho do coração.
– O importante é ter um espaço adequado, água na temperatura ideal com aquecimento elétrico, ambiente bem aquecido e telhado térmico.
Adicione Comentário