Ao escolher a cor da sua roupa, você está determinando como vai se sentir e que tipo de mensagem vai passar para as pessoas ao seu redor. Ela interfere nos sentimentos e no inconsciente, dando força para avançar ou impedindo de progredir naquele projeto tão sonhado. Existem algumas variações simbólicas e culturais como, por exemplo: o branco no ocidente simboliza paz e no oriente luto. De qualquer forma as cores nos afetam diretamente. Saiba um pouco mais sobre o simbolismo das cores no vestuário:
Verde: acalma, use quando precisar trazer equilíbrio e harmonia. Vai numa reunião de trabalho ou de família e acha que será tensa? Vista verde. Esta cor irá apaziguar os espíritos.
Vermelho: cor da paixão, sinônimo de confiança em si mesmo. Vista quando sua moral estiver baixa ou em dias de chuva, pois aumenta o dinamismo e lhe dará um sentimento de poder e eficiência.
Amarelo: a cor que desenvolve o intelecto e a capacidade mental, ótima para colocar em crianças e estudantes.
Branco: estimula a paz, traz calma e muita serenidade. Atrai tudo de bom, mas se usado em excesso passa um ar de frieza.
Azul: transmite confiança, regularidade e ordem, o azul marinho exala respeito e senso de respeito, autoridade e sabedoria. O azul claro, muito mais suave, fornecerá uma imagem um pouco sonhadora e o azul turquesa uma pessoa profunda.
Marrom: traz o elemento terra, estabilidade e segurança. Excelente para quem sofre de insegurança. Não use em excesso, pode passar uma imagem pouco sofisticada, comum e até chata.
Laranja: tem o poder de canalizar energia. Transmite coragem, segurança e bom humor, estimula a criatividade e deve ser usada por quem tem algum desafio para enfrentar.
Rosa: dá uma sensação de acolhimento e segurança, atraindo simpatia. Simboliza feminilidade, doçura e tranquilidade, mas cuidado para não parecer “patricinha” demais.
Preto: formal transmite poder e elegância. Por seu aspecto impenetrável e misterioso tende a distanciar as pessoas. Não deve ser usada por quem sofre de depressão, pois ela transmite melancolia.
As harmonias de cores também falam por você
Harmonia Monocromática
Esta combinação no vestuário é muito elegante e sóbria, passa uma mensagem de refinamento, mas também de pouca criatividade e ousadia. Portanto, é necessário saber como usar para valorizar sua imagem. O uso de uma única cor no vestuário alonga a silhueta deixando mais fina, ou seja, dá a ilusão de estar mais magra, mesmo que em cores claras.
Harmonia Análoga
Trata-se de uma harmonia doce e refinada, dá um efeito de suavidade, refinamento e elegância. Muito agradável aos olhos e de grande favorecimento já que a proximidade das cores cria uma impressão de fusão.
Harmonia Complementar
As cores complementares são as que mais criam contraste entre si. É composta de duas cores opostas no círculo cromático. Dá um efeito dinâmico e de comunicação. Pode cortar a silhueta.
Harmonia Equilateral
São três cores situadas em igual distância no círculo cromático. Transmite criatividade, ousadia e expansividade.
Apesar das preocupações na hora de nos vestirmos, devemos levar em conta o nosso biótipo, as peças corretas para nosso estilo e rotina de vida. Use as cores como aliadas na hora de compor seus looks e aproveita ao máximo o seu dia a dia e ocasiões especiais!
Márcia Campos – Consultora de imagem e estilo
Adicione Comentário